Art'n
'Enquanto a história conta o que aconteceu, a arte, simplesmente acontece!'

Participe do fórum, é rápido e fácil

Art'n
'Enquanto a história conta o que aconteceu, a arte, simplesmente acontece!'
Art'n
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Rafaella Melo - 33
Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] I_icon_minitimeQui Set 14, 2017 8:06 pm por Rafaella Melo - 33

» Barbara Silva
Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] I_icon_minitimeSex Set 08, 2017 5:06 pm por barbarasilvabndr

» Durval Fernandes neto
Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] I_icon_minitimeQui Ago 24, 2017 6:21 pm por Dudurvalfernandesneto

» Danilo - atividades
Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] I_icon_minitimeSex Ago 04, 2017 10:10 pm por dansilva

» Atividades- Gabrielly
Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] I_icon_minitimeSex Ago 04, 2017 10:09 pm por GabriellySabino 11

» Guilherme Huilian N 16 Noturno 2-E
Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] I_icon_minitimeSex Ago 04, 2017 10:06 pm por guilherme96

» Leonardo - atividades
Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] I_icon_minitimeSex Ago 04, 2017 10:03 pm por MATINS 20 BIB

» Atividades da Manu
Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] I_icon_minitimeSex Ago 04, 2017 9:56 pm por manubianc

» ATIVIDADE CARLOS 06 2ºE NOITE
Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] I_icon_minitimeSex Ago 04, 2017 9:50 pm por frostnelk

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Estatísticas
Temos 2247 usuários registrados
O último membro registrado é Larinevi

Os nossos membros postaram um total de 15341 mensagens em 2543 assuntos
Votação
Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] Pageviews=1
maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Social bookmarking

Social bookmarking reddit      

Conservar e compartilhar o endereço de Art'n em seu site de social bookmarking

Conservar e compartilhar o endereço de Art'n em seu site de social bookmarking


Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me']

+3
alisson otavio
natanael
Professor Cesar
7 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] Empty Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me']

Mensagem por Professor Cesar Sex Abr 08, 2011 4:41 pm

Entre as 11 atividades desenvolvidas em folhas na sala de aula, você deve escolher cinco e pesquisar os temas relacionados e compor virtualmente cada atividade no tópico próprio personalizado (''caderno virtual'').

Passos:

1. Caso você ainda não tenha um tópico próprio, crie um, logicamente.

2. Criado o tópico passe a postar nele (click 'post reply') a cada atividade escolhida.

3. Cada atividade deve conter:

- Pelo menos uma imagem.
- 3 itens escritos que podem ser características ou curiosidades relacionadas ao tema.
- Conclusão ou comentário (próprio).


Professor Cesar
Professor Cesar
Art 'n' CELC Admin
Art 'n' CELC Admin

Mensagens : 1815
Data de inscrição : 22/05/2010
Localização : CWB

https://artn.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] Empty artes virtuais

Mensagem por natanael Sex Abr 08, 2011 8:48 pm

CaesarXcz escreveu:Entre as 11 atividades desenvolvidas em folhas na sala de aula, você deve escolher cinco e pesquisar os temas relacionados e compor virtualmente cada atividade no tópico próprio personalizado (''caderno virtual'').

Passos:

1. Caso você ainda não tenha um tópico próprio, crie um, logicamente.

2. Criado o tópico passe a postar nele (click 'post reply') a cada atividade escolhida.

3. Cada atividade deve conter:

- Pelo menos uma imagem.
- 3 itens escritos que podem ser características ou curiosidades relacionadas ao tema.
- Conclusão ou comentário (próprio).


Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] Ilusaodeopticabola

natanael

Mensagens : 5
Data de inscrição : 08/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] Empty artes contemporâneas

Mensagem por natanael Sex Abr 08, 2011 8:50 pm

natanael escreveu:
CaesarXcz escreveu:Entre as 11 atividades desenvolvidas em folhas na sala de aula, você deve escolher cinco e pesquisar os temas relacionados e compor virtualmente cada atividade no tópico próprio personalizado (''caderno virtual'').

Passos:
http://www.webix.com.br/fotos/imagens/ilusao/ilusaodeopticabola.jpg
1. Caso você ainda não tenha um tópico próprio, crie um, logicamente.

2. Criado o tópico passe a postar nele (click 'post reply') a cada atividade escolhida.

3. Cada atividade deve conter:

- Pelo menos uma imagem.
- 3 itens escritos que podem ser características ou curiosidades relacionadas ao tema.
- Conclusão ou comentário (próprio).


Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] Ilusaodeopticabola
Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] Arte_contemporanea_2

natanael

Mensagens : 5
Data de inscrição : 08/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] Empty artes virtuais

Mensagem por alisson otavio Ter Jun 21, 2011 8:39 pm

http://www.euniverso.com.br/Cult/exposicoes/images/imagem.jpg



Artes visuais

A área da Arte Visual e Design é extremamente ampla. Abrange qualquer forma de representação visual, ou seja, cor e forma. Outras formas visuais dramáticas costumam ser incluídas em outras categorias, como teatro, música ou ópera, apesar de não existir fronteira rígida. É o caso da arte corporal e da arte interativa ou mesmo do Cinema e do Vídeo-arte, inter alia.

As artes que normalmente lidam com a visão como o seu meio principal de apreciação costumam ser chamadas de artes visuais. Consideram-se artes visuais as seguintes: pintura, desenho, gravura,fotografia e cinema. Além dessas, são consideradas ainda como artes visuais: a escultura, a instalação, a arquitetura, a novela, o web design, a moda, a decoração e o paisagismo.

No Brasil, existe o curso de nível superior em Artes Visuais, o qual oferece ao estudante a possibilidade de se aprofundar em várias áreas de estudo estético e experimentar as variadas formas de expressão visual, sobretudo desenho e vídeo, bem como a formação histórica.

alisson otavio
Sub Level
Sub Level

Mensagens : 14
Data de inscrição : 15/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] Empty arte Urbana

Mensagem por jorge Ter Jun 28, 2011 7:56 pm

Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] Picture-34

Acho que todos aqui já sabem a diferença de grafite e pixação, ambos são formas expressão urbana, onde apenas o grafite é uma arte, que faz uso da ilustração para passar uma mensagem, que normalmente é social ou política.

jorge

Mensagens : 9
Data de inscrição : 15/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] Empty Arte E MateeMatIca.

Mensagem por jorge Ter Jun 28, 2011 8:02 pm

Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] Arte+2

ARTE e MATEMÁTICA - criatividade, beleza, universalidade, simetria, dinamismo, são qualidades que frequentemente usamos quando nos referimos quer à Arte quer à Matemática. Beleza e rigôr são comuns a ambas. A Matemática tem um notável potencial de revelação de estruturas e padrões que nos permitem compreender o mundo que nos rodeia.

jorge

Mensagens : 9
Data de inscrição : 15/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] Empty Re: Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me']

Mensagem por jorge Ter Jun 28, 2011 8:07 pm

Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] Images?q=tbn:ANd9GcQOHiarB-fpPpTT-13sqLq8WTupW7OnchqX_TeH0dMOAq0h26jZ&t=1

arte e matematica desenvolve a capacidade de sonhar! Permite imaginar mundos diferentes, e dá também a possibilidade de comunicar esses sonhos de forma clara e não ambígua.

jorge

Mensagens : 9
Data de inscrição : 15/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] Empty Re: Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me']

Mensagem por jorge Ter Jun 28, 2011 8:11 pm

Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] Composition-with-red-yellow-blue-and-black


O neoplasticismo é uma das formas que a abstração tomou nas primeiras décadas do século XX, e teve seu início em 1917. Trata-se de uma doutrina estética proposta por Piet Mondrian, pintor holandês, em 1920, e está baseada na concepção analítica da pintura, na procura de um tipo de arte que transcenda a realidade externa, material, numa tentativa de chegar à essência através de uma linguagem plástica e objetiva, reduzindo-a a formas geométricas e cores puras e torná-la universal. Junto de Theo van Doesburg fundou a revista De Stijl (o estilo), principal órgão de difusão do movimento, em cujo primeiro número foi publicado o Manifesto Neoplasticista, em 1918.

jorge

Mensagens : 9
Data de inscrição : 15/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] Empty Pricila 1°H n°29

Mensagem por Priscila_29_1°h Ter Jun 28, 2011 8:15 pm

http://1.bp.blogspot.com/_gz5j_qs8Ll0/TNnOHFnjgQI/AAAAAAAAACY/S9ccjaZPsK0/s1600/fabio_bittencourt.jpghttp://1.bp.blogspot.com/_gz5j_qs8Ll0/TNnOHFnjgQI/AAAAAAAAACY/S9ccjaZPsK0/s1600/fabio_bittencourt.jpg



ARTE e MATEMÁTICA - criatividade, beleza, universalidade, simetria, dinamismo, são qualidades que frequentemente usamos quando nos referimos quer à Arte quer à Matemática. Beleza e rigôr são comuns a ambas. A Matemática tem um notável potencial de revelação de estruturas e padrões que nos permitem compreender o mundo que nos rodeia. Desenvolve a capacidade de sonhar! Permite imaginar mundos diferentes, e dá http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/arte-na-antiguidade/imagens/antiguidade40.jpgtambémhttp://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/arte-na-antiguidade/imagens/antiguidade40.jpg a possibilidade de comunicar esses sonhos de forma clara e não ambígua. E é justamente esta capacidade de enriquecer o imaginário, de forma estruturada, que tem atraído de novo muitos criadores de Arte e tem influenciado até correntes artísticas. Como a história demonstra, a Matemática evolui muitas vezes por motivações de ordem estética. Como dizia Aristóteles "Os filósofos que afirmam que a Matemática não tem nada a ver com a Estética, estão seguramente errados. A Beleza é de facto o objecto principal do raciocínio e das demonstrações matemáticas", e Hardy afirmava que "O matemático, tal como o pintor ou o poeta, é um criador de padrões. Um pintor faz padrões com formas e cores, um poeta com palavras e o matemático com ideias. Todos os padrões devem ser belos. As ideias, tal como as cores, as palavras ou os sons, devem ajustar-se de forma perfeita e harmoniosa."

Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] Antiguidade40Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] 1171421773_carlinhos08[img]http://1.bp.blogspot.com/_gz5j_qs8Ll0/TNnOHFnjgQI/AAAAAAAAACY/S9ccjaZPsK0/s1600/fabio_bittencourt.jpg[/img


É um período artístico que surgiu na segunda metade do século XX e se prolonga até aos dias de hoje.

Após a Segunda Guerra Mundial, sobrepõe-se aos costumes a necessidade da produção em massa. Quando surge um movimento na arte, esse movimento revela-se na pintura, na literatura, na moda, no cinema, e em tantas outras artes tão diferentes. Sendo a arte transcendente, para um determinado movimento surgir é muito provável que surge antes na sociedade.

A arte começa a incorporar ao seu repertorio questionamentos bem diferentes das rupturas propostas pelas Arte Moderna e as Vanguardas Modernistas.


Última edição por Priscila_29_1°h em Ter Jun 28, 2011 8:27 pm, editado 1 vez(es)

Priscila_29_1°h
Bônus Ativo
Bônus Ativo

Mensagens : 33
Data de inscrição : 19/04/2011
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] Empty Re: Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me']

Mensagem por jorge Ter Jun 28, 2011 8:17 pm

Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] Op_art


Gênero da pintura abstrata que combina motivos e cores com ilusões de movimento e luzes,através de formas. A expressão "Op art" vem do inglês Optical Art e significa Arte Óptica. Apesar do rigor com que é construída, simboliza um mundo mutável e instável, que não se mantêm nunca o mesmo.

jorge

Mensagens : 9
Data de inscrição : 15/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] Empty Pricila 1°H n°29

Mensagem por Priscila_29_1°h Ter Jun 28, 2011 8:23 pm

Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] George_Hart_-Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] Locandina-matematica-e-arte-6004Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] 2398782332_ea85694b72



ARTE e MATEMÁTICA - criatividade, beleza, universalidade, simetria, dinamismo, são qualidades que frequentemente usamos quando nos referimos quer à Arte quer à Matemática. Beleza e rigôr são comuns a ambas. A Matemática tem um notável potencial de revelação de estruturas e padrões que nos permitem compreender o mundo que nos rodeia. Desenvolve a capacidade de sonhar! Permite imaginar mundos diferentes, e dá também a possibilidade de comunicar esses sonhos de forma clara e não ambígua. E é justamente esta capacidade de enriquecer o imaginário, de forma estruturada, que tem atraído de novo muitos criadores de Arte e tem influenciado até correntes artísticas. Como a história demonstra, a Matemática evolui muitas vezes por motivações de ordem estética. Como dizia Aristóteles "Os filósofos que afirmam que a Matemática não tem nada a ver com a Estética, estão seguramente errados. A Beleza é de facto o objecto principal do raciocínio e das demonstrações matemáticas", e Hardy afirmava que "O matemático, tal como o pintor ou o poeta, é um criador de padrões. Um pintor faz padrões com formas e cores, um poeta com palavras e o matemático com ideias. Todos os padrões devem ser belos. As ideias, tal como as cores, as palavras ou os sons, devem ajustar-se de forma perfeita e harmoniosa."

Priscila_29_1°h
Bônus Ativo
Bônus Ativo

Mensagens : 33
Data de inscrição : 19/04/2011
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] Empty Pricila 1°H n°29

Mensagem por Priscila_29_1°h Ter Jun 28, 2011 8:23 pm

Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] George_Hart_-Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] Locandina-matematica-e-arte-6004Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] 2398782332_ea85694b72



ARTE e MATEMÁTICA - criatividade, beleza, universalidade, simetria, dinamismo, são qualidades que frequentemente usamos quando nos referimos quer à Arte quer à Matemática. Beleza e rigôr são comuns a ambas. A Matemática tem um notável potencial de revelação de estruturas e padrões que nos permitem compreender o mundo que nos rodeia. Desenvolve a capacidade de sonhar! Permite imaginar mundos diferentes, e dá também a possibilidade de comunicar esses sonhos de forma clara e não ambígua. E é justamente esta capacidade de enriquecer o imaginário, de forma estruturada, que tem atraído de novo muitos criadores de Arte e tem influenciado até correntes artísticas. Como a história demonstra, a Matemática evolui muitas vezes por motivações de ordem estética. Como dizia Aristóteles "Os filósofos que afirmam que a Matemática não tem nada a ver com a Estética, estão seguramente errados. A Beleza é de facto o objecto principal do raciocínio e das demonstrações matemáticas", e Hardy afirmava que "O matemático, tal como o pintor ou o poeta, é um criador de padrões. Um pintor faz padrões com formas e cores, um poeta com palavras e o matemático com ideias. Todos os padrões devem ser belos. As ideias, tal como as cores, as palavras ou os sons, devem ajustar-se de forma perfeita e harmoniosa."

Priscila_29_1°h
Bônus Ativo
Bônus Ativo

Mensagens : 33
Data de inscrição : 19/04/2011
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] Empty Arte contemporânea

Mensagem por victorbaarbosa321h Ter Jun 28, 2011 8:29 pm

Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] Archive_2958_SOPROProjectodeArteContemporanea-1

Quando se fala em arte contemporânea não é para designar tudo o que é produzido no momento, e sim aquilo que nos propõe um pensamento sobre a própria arte ou uma análise crítica da teoria visual. Como dispositivo de pensamento, a arte interroga e atribui novos significados ao se apropriar de imagens, não só as que fazem parte da historia da arte, mas também as que habitam o cotidiano.

victorbaarbosa321h

Mensagens : 3
Data de inscrição : 03/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] Empty Re: Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me']

Mensagem por kaarineG Ter Jun 28, 2011 8:34 pm

D45S1GF5D12G8V5C2V52


Última edição por kaah_20_1H em Qua Jun 29, 2011 9:07 pm, editado 1 vez(es)

kaarineG
Art Level I
Art Level I

Mensagens : 29
Data de inscrição : 19/04/2011
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] Empty ARTE MATEMATICA

Mensagem por kaarineG Ter Jun 28, 2011 8:37 pm

Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] Arte+2


ARTE MATEMATICA
ARTE e MATEMÁTICA - criatividade, beleza, universalidade, simetria, dinamismo, são qualidades que frequentemente usamos quando nos referimos quer à Arte quer à Matemática. Beleza e rigôr são comuns a ambas. A Matemática tem um notável potencial de revelação de estruturas e padrões que nos permitem compreender o mundo que nos rodeia. Desenvolve a capacidade de sonhar! Permite imaginar mundos diferentes, e dá também a possibilidade de comunicar esses sonhos de forma clara e não ambígua. E é justamente esta capacidade de enriquecer o imaginário, de forma estruturada, que tem atraído de novo muitos criadores de Arte e tem influenciado até correntes artísticas. Como a história demonstra, a Matemática evolui muitas vezes por motivações de ordem estética. Como dizia Aristóteles "Os filósofos que afirmam que a Matemática não tem nada a ver com a Estética, estão seguramente errados. A Beleza é de facto o objecto principal do raciocínio e das demonstrações matemáticas", e Hardy afirmava que "O matemático, tal como o pintor ou o poeta, é um criador de padrões. Um pintor faz padrões com formas e cores, um poeta com palavras e o matemático com ideias. Todos os padrões devem ser belos. As ideias, tal como as cores, as palavras ou os sons, devem ajustar-se de forma perfeita e harmoniosa."

kaarineG
Art Level I
Art Level I

Mensagens : 29
Data de inscrição : 19/04/2011
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] Empty ARTE URBANA

Mensagem por kaarineG Ter Jun 28, 2011 8:40 pm

Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] Images?q=tbn:ANd9GcRItL4ONEuIuLmp8tgAsNSPTZ892zGZjGGMETq3AGSRh0Z_9MLBDg&t=1Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] Arte-urbana



ARTE URBANA

Arte Urbana, urbanografia ou street art é a expressão que se refere a manifestações artísticas desenvolvidas no espaço público, distinguindo-se da manifestações de caráter institucional ou empresarial, bem como do mero vandalismo
As princípio, um movimento underground, a street art foi gradativamente se constituindo como forma do fazer artístico, abrangendo várias modalidades de grafismos - algumas vezes muito ricos em detalhes, que vão do Graffiti ao Estêncil, passando por stickers, cartazes lambe-lambe (também chamados poster-bombs), intervenções, instalações, flash mob, entre outras. São formas de pessoas sozinhas, expressarem os seus sentimentos através de desenhos.

A expressão Arte Urbana surge inicialmente associada aos pré-urbanistas culturalistas como John Ruskin ou William Morris e posteriormente ao urbanismo culturalista de Camillo Sitte e Ebenezer Howard (designação "culturalista" tem o cunho de Françoise Choay). O termo era usado (em sentido lato) para identificar o "refinamento" de determinados traços executados pelos urbanistas ao "desenharem" a cidade.

Da necessidade de flexibilidade no desenhar da cidade surgiu a figura dos planos­­ de gestão. Este facto fez cair em desuso o termo Arte Urbana, ficando a relação entre Arte e cidade confinada durante anos à expressão Arte Pública.

Dada a dificuldade de enquadramento das inscrições murais feitas à revelia das autoridades e proprietários no conceito de arte pública, assiste-se a um ressurgimento da designação de "Arte Urbana" que passou a incluir todo o tipo de expressões criativas no espaço colectivo. Esta designação adquiriu assim um novo significado e pretende identificar a Arte que se faz no contexto Urbano à margem das instituições públicas.

kaarineG
Art Level I
Art Level I

Mensagens : 29
Data de inscrição : 19/04/2011
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] Empty Re: Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me']

Mensagem por victorbaarbosa321h Ter Jun 28, 2011 8:42 pm

Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] 480px-TotRY

Op art é um termo usado para descrever a arte que explora a falibilidade do olho e pelo uso de ilusões ópticas. Os trabalhos de op art são em geral abstratos, e muitas das peças mais conhecidas usam apenas o preto e o branco. Quando são observados, dão a impressão de movimento, clarões ou vibração, ou por vezes parecem inchar ou deformar-se. O termo surgiu pela primeira vez na Time Magazine em Outubro de 1964, embora já se produzissem há alguns anos trabalhos que hoje podem ser descritos como "op art". Sugeriu-se que trabalhos de Victor Vasarely, dos anos 30, tais como Zebra (1938), que é inteiramente composto por listas diagonais a preto e branco, curvadas de tal modo que dão a impressão tridimensional de uma zebra sentada, devem ser consideradas as primeiras obras de op art.

victorbaarbosa321h

Mensagens : 3
Data de inscrição : 03/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] Empty OP ARTE

Mensagem por kaarineG Ter Jun 28, 2011 8:45 pm

Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] Bridget-riley-movement-squares


OP ARTE
Op art é um termo usado para descrever a arte que explora a falibilidade do olho e pelo uso de ilusões ópticas.

A expressão "op-art" vem do inglês (optical art) e significa “arte óptica”. Defendia para arte "menos expressão e mais visualização". Apesar do rigor com que é construída, simboliza um mundo mutável e instável, que não se mantém nunca o mesmo.Os trabalhos de op art são em geral abstratos, e muitas das peças mais conhecidas usam apenas o preto e o branco. Quando são observados, dão a impressão de movimento, clarões ou vibração, ou por vezes parecem inchar ou deformar-se.

Apesar de ter ganho força na metade da década de 1950, a Op Art passou por um desenvolvimento relativamente lento. Ela não tem o ímpeto atual e o apelo emocional da Pop Art; em comparação, parece excessivamente cerebral e sistemática, mais próxima das ciências do que das humanidades. Por outro lado, suas possibilidades parecem ser tão ilimitadas quanto as da ciência e da tecnologia.

O termo surgiu pela primeira vez na Time Magazine em Outubro de 1964, embora já se produzissem há alguns anos trabalhos que hoje podem ser descritos como "op art". Sugeriu-se que trabalhos de Victor Vasarely, dos anos 30, tais como Zebra (1938), que é inteiramente composto por listas diagonais a preto e branco, curvadas de tal modo que dão a impressão tridimensional de uma zebra sentada, devem ser consideradas as primeiras obras de op art.

Em 1965, uma exposição chamada The Responsive Eye (O Olho que Responde), composta inteiramente por trabalhos de op art, abriu em Nova Iorque. Esta exposição fez muito para trazer a op art à ribalta, e muitos dos artistas hoje considerados importantes no estilo exibiram lá trabalhos seus. Em seguida, a op art tornou-se tremendamente popular, e foram usadas imagens de op art em vários contextos comerciais. Bridget Riley tentou processar uma empresa americana, sem sucesso, por usar um dos seus quadros como base para um padrão de tecido.

Bridget Riley é talvez a mais conhecida dos artistas de op art. Inspirando-se em Vasarely, pintou uma série de quadros só com linhas pretas e brancas. No entanto, em vez de dar a impressão de um objecto do mundo real, os seus quadros deixavam frequentemente a impressão de movimento ou cor.

Mais tarde, Riley produziu trabalhos coloridos, e outros artistas de op art também trabalharam com cor, embora estes trabalhos tendam a ser menos conhecidos. Contrastes violentos de cor são por vezes usados para produzir ilusões de movimento similares às obtidas a preto e branco.

kaarineG
Art Level I
Art Level I

Mensagens : 29
Data de inscrição : 19/04/2011
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] Empty NEOPLASTICISMO

Mensagem por kaarineG Ter Jun 28, 2011 8:48 pm

Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] Changha-Hwang-revisa-la-pintura-desde-el-pop-art-al-neoplasticismo


http://1.bp.blogspot.com/_ofjJ1BkBljE/S1XGRhnXntI/AAAAAAAAACk/OZ0vfDFpPNE/s400/Changha-Hwang-revisa-la-pintura-desde-el-pop-art-al-neoplasticismo.jpgneoplasticismo

O Neoplasticismo defendia uma total limpeza espacial para a pintura, reduzindo-a a seus elementos mais puros e buscando suas características mais próprias. Muitos de seus ideais foram expostos na revista De Stijl (O Estilo).

A necessidade de ressaltar o aspecto artificial da arte (criação humana) fez com que os artistas deste movimento (notadamente Mondrian e Theo van Doesburg) usassem apenas as cores primárias (vermelho, amarelo, azul) em seu estado máximo de saturação (artificial), assim como o branco e o preto (inexistentes na Natureza, o primeiro sendo presença total e o segundo ausência total de luz).

Claramente um movimento de arte de pesquisa, os experimentos realizados pelos artistas neoplásticos foram essenciais para a arquitetura moderna, assim como para a formulação do que hoje se conhece por design. Apesar de afastados da Bauhaus devido a questões pontuais, ambos os movimentos fazem parte de um mesmo universo cultural.

Embora muitos vejam o Neo-Plasticismo como produto da revolta moral contra a violência irracional que assolava a Europa, alguns outros fatores foram essenciais para o nascimento do movimento, como o cubismo, que desfigurou os modos tradicionais de representação; o idealismo e a austeridade do protestantismo holandês; o viés místico da teosofia, movimento do qual Piet Mondrian era membro.

kaarineG
Art Level I
Art Level I

Mensagens : 29
Data de inscrição : 19/04/2011
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] Empty ARTE ABSTRATA

Mensagem por kaarineG Qua Jun 29, 2011 4:35 pm

Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] 1011_DSCN1555xx

ARTE ABSTRATA

A arte abstrata ou abstracionismo é geralmente entendido como uma forma de arte (especialmente nas artes visuais) que não representa objetos próprios da nossa realidade concreta exterior. Ao invés disso, usa as relações formais entre cores, linhas e superfícies para compor a realidade da obra, de uma maneira "não representacional". Surge a partir das experiências das vanguardas européias, que recusam a herança renascentista das academias de arte, em outras palavras, a estética greco-romana. A expressão também pode ser usada para se referir especificamente à arte produzida no início do século XX por determinados movimentos e escolas que genericamente encaixam-se na arte moderna.

No início do século XX, antes que os artistas atingissem a abstração absoluta, o termo também foi usado para se referir a escolas como o cubismo e o futurismo que, ainda que fossem representativas e figurativas, buscavam sintetizar os elementos da realidade natural, resultando em obras que fugiam à simples imitação daquilo que era "concreto".

kaarineG
Art Level I
Art Level I

Mensagens : 29
Data de inscrição : 19/04/2011
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] Empty ARTE URBANA NO PARANA

Mensagem por kaarineG Qua Jun 29, 2011 4:40 pm

Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] Pinheiro_ruas_curitiba

Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] Calc%CC%


ARTE URBANA

As mais belas obras do nosso calçadão, muitas pessoas poderiam para e admidar mas muitas acabacam nem reparando! Petit Pavé foi o criador delas!Apesar de apenas 2% das calçadas de Curitiba terem como revestimento o Petit Pavé, esse é o tipo de calçamento que mais caracteriza a nossa cidade. Mas por fazer parte do nosso dia-a-dia há tanto tempo, acabamos não percebendo a sua beleza e a diversidade de padrões que são adotados em vários pontos da cidade.
Tempos atrás no aeroporto Afonso Pena, vi na loja de artesanato um livro intitulado "Calçadas de Curitiba: Preservar é preciso"da arquiteta Lucia Torres de Moraes Vasconcelos. Nesse livro ela faz uma análise aprofundada, que tomou anos de pesquisa, sobre as calçadas de Curitiba, especialmente as com o mosaico português ou Petit Pavé. Depois de folhear esse livro, me ocorreu de fazer um post sobre esse assunto, fazendo eu mesmo as fotos.
Aproveitando o feriado, circulei entre a Praça Osório e a Praça Santos Andrade (e ruas adjacentes) onde me surpreendi com a variedade de padrões utilizados. Como foram muitas as fotos, optei por montar mais um mosaico.
Por serem muitos os padrões, vários ficaram de fora do mosaico, assim, antes que o paver varra da história de Curitiba esses belos mosaicos, ao circular por Curitiba, ande olhando para o chão (até porque, sem isso o risco de tropeçar é maior).

kaarineG
Art Level I
Art Level I

Mensagens : 29
Data de inscrição : 19/04/2011
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] Empty ARTE URBANA NO PARANA - GRAFFIT

Mensagem por kaarineG Qua Jun 29, 2011 4:42 pm

Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] Graffit


GRAFFIT
Em alguns muros de Curitiba podemos encontrar o Graffiti, um tipo de arte urbana.
O Grafite ou grafito (do italiano graffiti, plural de graffito) é o nome dado às inscrições feitas em paredes, desde o Império Romano. Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade.Por muito tempo visto como um assunto irrelevante ou mera contravenção, atualmente o grafite já é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais, [1] mais especificamente, da street art ou arte urbana - em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade. Entretanto ainda há quem não concorde, equiparando o valor artístico do grafite ao da pichação, que é bem mais controverso. Sendo que a remoção do grafite é bem mais fácil do que o piche.

kaarineG
Art Level I
Art Level I

Mensagens : 29
Data de inscrição : 19/04/2011
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] Empty ARQUITETURA

Mensagem por kaarineG Qua Jun 29, 2011 4:50 pm

Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] Arquitetura-insolita

ARQUITETURA
A arquitetura (AO 1945: arquitectura) (do grego αρχή [arkhé] significando "primeiro" ou "principal" e τέχνη [tékhton] significando "construção") refere-se à arte ou a técnica de projetar e edificar o ambiente habitado pelo ser humano. Neste sentido, a arquitetura trata destacadamente da organização do espaço e de seus elementos: em última instância, a arquitetura lidaria com qualquer problema de agenciamento, organização, estética e ordenamento de componentes em qualquer situação de arranjo espacial. No entanto, normalmente a arquitetura associa-se diretamente ao problema da organização do homem no espaço (e principalmente no espaço urbano).

A arquitetura como atividade humana existe desde que o homem passou a se abrigar das intempéries. Uma definição mais precisa da área envolve todo o design (ou seja, o projeto) do ambiente construído pelo homem, o que engloba desde o desenho de mobiliário (desenho industrial) até o desenho da paisagem (paisagismo), da cidade (planejamento urbano e urbanismo) e da região (planejamento regional ou Ordenamento do território). Neste percurso, o trabalho de arquitetura passa necessariamente pelo desenho de edificações (considerada a atividade mais comum do arquiteto), como prédios, casas, igrejas, palácios, entre outros edifícios. Segundo este ponto de vista, o trabalho do arquiteto envolveria, portanto, toda a escala da vida do homem, desde a manual até a urbana.

kaarineG
Art Level I
Art Level I

Mensagens : 29
Data de inscrição : 19/04/2011
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] Empty MUSICA

Mensagem por kaarineG Qua Jun 29, 2011 4:52 pm

Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] Musica_menor1

MUSICA
A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne, a arte das musas)[1] é uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e silêncio seguindo, ou não, uma pré-organização ao longo do tempo.[2]

É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Atualmente não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias. Embora nem sempre seja feita com esse objetivo, a música pode ser considerada como uma forma de arte, considerada por muitos como sua principal função.

A criação, a performance, o significado e até mesmo a definição de música variam de acordo com a cultura e o contexto social. A música vai desde composições fortemente organizadas (e a sua recriação na performance), música improvisada até formas aleatórias. A musica pode ser dividida em gêneros e subgêneros, contudo as linhas divisórias e as relações entre géneros musicais são muitas vezes sutis, algumas vezes abertas à interpretação individual e ocasionalmente controversas. Dentro das "artes", a música pode ser classificada como uma arte de representação, uma arte sublime, uma arte de espectáculo.

Para indivíduos de muitas culturas, a música está extremamente ligada à sua vida. A música expandiu-se ao longo dos anos, e atualmente se encontra em diversas utilidades não só como arte, mas também como a militar, educacional ou terapêutica (musicoterapia). Além disso, tem presença central em diversas atividades coletivas, como os rituais religiosos[3], festas e funerais.

Há evidências de que a música é conhecida e praticada desde a pré-história. Provavelmente a observação dos sons da natureza tenha despertado no homem, através do sentido auditivo, a necessidade ou vontade de uma atividade que se baseasse na organização de sons. Embora nenhum critério científico permita estabelecer seu desenvolvimento de forma precisa, a história da música confunde-se, com a própria história do desenvolvimento da inteligência e da cultura humana.[4]

kaarineG
Art Level I
Art Level I

Mensagens : 29
Data de inscrição : 19/04/2011
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] Empty DESENHO GEOMETRICO

Mensagem por kaarineG Qua Jun 29, 2011 4:54 pm

Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] 78622


DESENHO GEOMETRICO

Desenho geométrico é um conjunto de técnicas para construção de formas geométricas.

As formas geométricas aparecem em todo o universo, na natureza e nas obras humanas, independente da cultura ou da crença de cada povo.

Para os matemáticos da antiguidade, a geometria não poderia prescindir dos métodos de construções geométricas, necessários ao seu entendimento e enriquecimento teórico e à solução de seus problemas.

A exatidão e a precisão exigidas ao desenho geométrico torna-o aliado importante na aplicação de conceitos da geometria em áreas significativas do conhecimento humano, como a arquitetura, a engenharia, o desenho industrial, entre outros.

O processo do desenho geométrico tem como base as construções com régua e compasso, que, por sua vez, baseiam-se nos três primeiros postulados dos Elementos de Euclides

kaarineG
Art Level I
Art Level I

Mensagens : 29
Data de inscrição : 19/04/2011
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me'] Empty Re: Atividades Virtuais no 1ºH ['Leia-me']

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos