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Surrealismo
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Surrealismo
O surrealismo foi por excelência a corrente artística moderna da
representação do irracional e do subconsciente. Suas origens devem ser
buscadas no dadaísmo e na pintura metafísica de Giorgio De Chirico.
Este movimento artístico surge todas às vezes que a imaginação se
manifesta livremente, sem o freio do espírito crítico, o que vale é o
impulso psíquico. Os surrealistas deixam o mundo real para penetrarem
no irreal, pois a emoção mais profunda do ser tem todas as
possibilidades de se expressar apenas com a aproximação do fantástico,
no ponto onde a razão humana perde o controle.
A publicação do Manifesto do Surrealismo, assinado por André Breton em
outubro de 1924, marcou historicamente o nascimento do movimento. Nele
se propunha a restauração dos sentimentos humanos e do
instinto como ponto de partida para uma nova linguagem artística. Para
isso era preciso que o homem tivesse uma visão totalmente introspectiva
de si mesmo e encontrasse esse ponto do espírito no qual a realidade
interna e externa são percebidas totalmente isentas de contradições.
A livre associação e a análise dos sonhos, ambos métodos da psicanálise
freudiana, transformaram-se nos procedimentos básicos do surrealismo,
embora aplicados a seu modo. Por meio do automatismo, ou seja,
qualquer forma de expressão em que a mente não exercesse nenhum tipo de controle, os surrealistas tentavam
plasmar, seja por meio de formas abstratas ou figurativas simbólicas, as imagens da realidade mais profunda do
ser humano: o subconsciente.
O Surrealismo apresenta relações com o Futurismo e o Dadaísmo. No
entanto, se os dadaístas propunham apenas a destruição, os surrealistas
pregavam a destruição da sociedade em que viviam e a criação de uma
nova, a ser organizada em outras bases. Os surrealistas pretendiam,
dessa forma, atingir uma outra realidade, situada no plano do
subconsciente e do inconsciente. A fantasia, os estados de tristeza e
melancolia exerceram grande atração sobre os surrealistas, e nesse
aspecto eles se aproximam dos românticos, embora sejam muito mais
radicais.
representação do irracional e do subconsciente. Suas origens devem ser
buscadas no dadaísmo e na pintura metafísica de Giorgio De Chirico.
Este movimento artístico surge todas às vezes que a imaginação se
manifesta livremente, sem o freio do espírito crítico, o que vale é o
impulso psíquico. Os surrealistas deixam o mundo real para penetrarem
no irreal, pois a emoção mais profunda do ser tem todas as
possibilidades de se expressar apenas com a aproximação do fantástico,
no ponto onde a razão humana perde o controle.
A publicação do Manifesto do Surrealismo, assinado por André Breton em
outubro de 1924, marcou historicamente o nascimento do movimento. Nele
se propunha a restauração dos sentimentos humanos e do
instinto como ponto de partida para uma nova linguagem artística. Para
isso era preciso que o homem tivesse uma visão totalmente introspectiva
de si mesmo e encontrasse esse ponto do espírito no qual a realidade
interna e externa são percebidas totalmente isentas de contradições.
A livre associação e a análise dos sonhos, ambos métodos da psicanálise
freudiana, transformaram-se nos procedimentos básicos do surrealismo,
embora aplicados a seu modo. Por meio do automatismo, ou seja,
qualquer forma de expressão em que a mente não exercesse nenhum tipo de controle, os surrealistas tentavam
plasmar, seja por meio de formas abstratas ou figurativas simbólicas, as imagens da realidade mais profunda do
ser humano: o subconsciente.
O Surrealismo apresenta relações com o Futurismo e o Dadaísmo. No
entanto, se os dadaístas propunham apenas a destruição, os surrealistas
pregavam a destruição da sociedade em que viviam e a criação de uma
nova, a ser organizada em outras bases. Os surrealistas pretendiam,
dessa forma, atingir uma outra realidade, situada no plano do
subconsciente e do inconsciente. A fantasia, os estados de tristeza e
melancolia exerceram grande atração sobre os surrealistas, e nesse
aspecto eles se aproximam dos românticos, embora sejam muito mais
radicais.
BrunaStraub03_2g- Mensagens : 3
Data de inscrição : 23/02/2011
Re: Surrealismo
BrunaStraub03_2g escreveu:O surrealismo foi por excelência a corrente artística moderna da
representação do irracional e do subconsciente. Suas origens devem ser
buscadas no dadaísmo e na pintura metafísica de Giorgio De Chirico.
Este movimento artístico surge todas às vezes que a imaginação se
manifesta livremente, sem o freio do espírito crítico, o que vale é o
impulso psíquico. Os surrealistas deixam o mundo real para penetrarem
no irreal, pois a emoção mais profunda do ser tem todas as
possibilidades de se expressar apenas com a aproximação do fantástico,
no ponto onde a razão humana perde o controle.
A publicação do Manifesto do Surrealismo, assinado por André Breton em
outubro de 1924, marcou historicamente o nascimento do movimento. Nele
se propunha a restauração dos sentimentos humanos e do
instinto como ponto de partida para uma nova linguagem artística. Para
isso era preciso que o homem tivesse uma visão totalmente introspectiva
de si mesmo e encontrasse esse ponto do espírito no qual a realidade
interna e externa são percebidas totalmente isentas de contradições.
A livre associação e a análise dos sonhos, ambos métodos da psicanálise
freudiana, transformaram-se nos procedimentos básicos do surrealismo,
embora aplicados a seu modo. Por meio do automatismo, ou seja,
qualquer forma de expressão em que a mente não exercesse nenhum tipo de controle, os surrealistas tentavam
plasmar, seja por meio de formas abstratas ou figurativas simbólicas, as imagens da realidade mais profunda do
ser humano: o subconsciente.
O Surrealismo apresenta relações com o Futurismo e o Dadaísmo. No
entanto, se os dadaístas propunham apenas a destruição, os surrealistas
pregavam a destruição da sociedade em que viviam e a criação de uma
nova, a ser organizada em outras bases. Os surrealistas pretendiam,
dessa forma, atingir uma outra realidade, situada no plano do
subconsciente e do inconsciente. A fantasia, os estados de tristeza e
melancolia exerceram grande atração sobre os surrealistas, e nesse
aspecto eles se aproximam dos românticos, embora sejam muito mais
radicais.
Mais uma criando tópicos 'a torto e a direita'.
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Re: Surrealismo
BrunaStraub03_2g escreveu:O surrealismo foi por excelência a corrente artística moderna da
representação do irracional e do subconsciente. Suas origens devem ser
buscadas no dadaísmo e na pintura metafísica de Giorgio De Chirico.
Este movimento artístico surge todas às vezes que a imaginação se
manifesta livremente, sem o freio do espírito crítico, o que vale é o
impulso psíquico. Os surrealistas deixam o mundo real para penetrarem
no irreal, pois a emoção mais profunda do ser tem todas as
possibilidades de se expressar apenas com a aproximação do fantástico,
no ponto onde a razão humana perde o controle.
A publicação do Manifesto do Surrealismo, assinado por André Breton em
outubro de 1924, marcou historicamente o nascimento do movimento. Nele
se propunha a restauração dos sentimentos humanos e do
instinto como ponto de partida para uma nova linguagem artística. Para
isso era preciso que o homem tivesse uma visão totalmente introspectiva
de si mesmo e encontrasse esse ponto do espírito no qual a realidade
interna e externa são percebidas totalmente isentas de contradições.
A livre associação e a análise dos sonhos, ambos métodos da psicanálise
freudiana, transformaram-se nos procedimentos básicos do surrealismo,
embora aplicados a seu modo. Por meio do automatismo, ou seja,
qualquer forma de expressão em que a mente não exercesse nenhum tipo de controle, os surrealistas tentavam
plasmar, seja por meio de formas abstratas ou figurativas simbólicas, as imagens da realidade mais profunda do
ser humano: o subconsciente.
O Surrealismo apresenta relações com o Futurismo e o Dadaísmo. No
entanto, se os dadaístas propunham apenas a destruição, os surrealistas
pregavam a destruição da sociedade em que viviam e a criação de uma
nova, a ser organizada em outras bases. Os surrealistas pretendiam,
dessa forma, atingir uma outra realidade, situada no plano do
subconsciente e do inconsciente. A fantasia, os estados de tristeza e
melancolia exerceram grande atração sobre os surrealistas, e nesse
aspecto eles se aproximam dos românticos, embora sejam muito mais
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