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Mensagem por Professor Cesar Qua Mar 21, 2012 11:30 am

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Dadaísmo

Futurismo

Cubismo

Surrealismo

Arte Metafísica


Para
cada tema mencionado acima faça uma postagem com imagens de obras e
artistas relacionados e síntese com curiosidades (fatos) ou
características.

Postar imagens e síntese relacionada ao tema. 'Isto deve ser feito no seu tópico' (tópico próprio e personalizado).
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Mensagem por jenifer_jeni10_3d2s2 Qui Mar 29, 2012 7:20 pm

dadaísmo.
Movimento artístico que se desenvolveu em seguida do Cubismo, e que se caracterizou pela negação dos valores tradicionais, pregando o fim da cultura e a reconstrução do mundo (niilismo). Criaram-no o poeta Tristan Tzara, os escritores Hugo Ball e Richard Hülsenbeck e o pintor Hans Arp, os quias fundariam em Zurique o Carbaret Voltaire, clube destinado à manifestções artísticas de vanguarda. Arp ficaria sendo o representante mais típico do movimento , nessa sua fase suiça.


Futurismo.
Na literatura, o futurismo é basicamente um tema que destacou a beleza do mundo moderno: as máquinas, o ruído, cidade, velocidade, fábricas, arranha-céus, aviões, multidões urbanas em movimento ...
Foi um tema que já havia tentado o americano Walt Whitman e "poetas malditos" do simbolismo francês, como Baudelaire. Mas Marinetti beleza (devedor Nietzsche) não está vinculada à violência, o mal, o movimento ea força são sinais positivos de novas pessoas e os homens do futuro.
Os futuristas, que amam o instinto e força, desprezava tudo o romântico e sentimental, simbolizado por eles na lua (tapa para a lua) e em cidades como Veneza, cuja destruição procurou em 1910. Igualmente desprezam a sensibilidade (que considerava uma característica de fraqueza feminina) e inteligência. Esse desprezo da inteligência futurista será ridicularizado pela criacionista V. Huidobro
instante fugaz interesse, tudo leva a desprezar todos os tipos de museus de arte tradicionais, exposições, catedrais, universidades ... Neste sentido, é também uma história dos dadaístas.



Cubismo.
O cubismo rompeu radicalmente com a idéia de arte como imitação da natureza, prevalecendo na pintura e na escultura européias desde a Renascença. Picasso e Braque abandonaram as noções tradicionais de perspectiva, escorço e modelagem tentando representar solidez e volume numa superfície bidimensional, sem converter pela ilusão a tela plana num espaço pictórico tridimensional.

Na medida em que representavam objetos reais, procuravam figurá-los como eram conhecidos e não segundo a aparência que tomavam num determinado momento e lugar. Assim múltiplos aspectos do objeto eram figurados simultaneamente; as formas visíveis eram analisadas e transformadas em planos geométricos que eram recompostos segundo vários pontos de vista simultâneos. Neste sentido o cubismo era e dizia ser realista, mas tratava-se de um realismo conceitual, e não óptico ou impressionista.
O movimento era resultado da visão intelectualizada, mais do que da visão espontânea. O Cubismo nasceu com o quadro Les Demoiselles d'Avignon, pintura de Picasso (1907), MOMA, de Nova York, com suas formas angulosas e fragmentadas. Cézanne tinha sido a última ligação ao estilo impressionista e a admiração que Picasso nutria pelo pintor era óbvia. A arte do séc XX, para o qual os impressionistas prepararam o caminho, seguiu vias diferentes.
O cubismo além de ter sido uma das fontes principais da arte abstrata, era infinitamente adaptável, e gerou outros movimentos, como o futurismo, o orfismo, o purismo e o vorticismo.



Surrealismo.
O Surrealismo nasceu em 1924 com o fim do Movimento Dadá. Na verdade, o Surrealismo foi uma evolução Dadaísta que não foi aceita por todos os artistas.
Desde então comandado por André Breton nasceu o Surrealismo, sobre grande influência do Dadaísmo, mas com algumas diferenças. O Surrealismo não era anárquico e muito menos irônico.
Como grande herança do Dadaísmo o Surrealismo trabalhou com o automatismo com influência das teorias psicanalíticas de Freud que estudava a interpretação do inconsciente. Para os artistas Surrealistas, o automatismo ou acaso revelaria a verdadeira natureza individual de quem a praticasse de um modo mais completo; do que em outra criação consciente. O objetivo surreal publicado em um manifesto era abranger pela arte todo o espectro da atividade humana, explorando a psique e englobando além do inconsciente o sonho. Os artistas surreais acreditavam que os sonhos eram a imaginação em seu estado primitivo e uma expressão pura do “maravilhoso”.
O principal interesse do Surrealismo foi a poesia, filosofia e a política; mas foi através das artes plásticas que ele se tornou conhecido pelo grande público.
Na pintura surreal muitas vezes predominava a técnica ilusionista, não sendo necessariamente o registro de um sonho. Muitas delas tinha o que Freud chamou de “labor do sonho”, isto é, a existência de elementos contrários lado a lado, o uso dos objetos que tem valor simbólico ocultando freqüentemente um significado sexual e a condensação de dois ou mais objetos ou imagens.
MAGRITTE, SALVADOR DALÍ, JUAN MIRÓ, MARX ERNEST forma alguns dos artistas notáveis deste movimento. Durante a 2ª Guerra Mundial muitos mudaram para os E.U.A onde ajudaram a plantar sementes dos movimentos americanos pós-guerra como: O Expressionismo, Abstrato e a Pop Art.


Arte Metafísica .
Poucas vezes pude presenciar uma exposição tão interessante quanto a “De Chirico, um sentimento da arquitetura”, que estava em cartaz na Fundação Iberê Camargo. Raro momento para observar o mestre da chamada pintura metafísica no Brasil, a mostra consegue proporcionar uma noção significativa sobre o trabalho do artista. A destacar sua contribuição singular e diria fundamental para a história da arte ao misturar reflexões sobre filosofia, psicanálise e história, conhecer o trabalho de De Chirico é fundamental.
A composição do espaço no trabalho de De Chirico estabelece uma relação interessante com a arquitetura da Fundação. Comparar os quadros do artista com a criação de Álvaro Siza é uma viagem pela história da arte e da arquitetura, que nos mostra uma relação fundamental do confronto entre o clássico x moderno, industrial x humano na composição do contemporâneo. Certo então é que no teor estético, De Chirico antecipou muito do surrealismo e misturou com referenciais das narrativas fantásticas. Suas representações metafóricas, hora esteticamente mais conservadoras, ora mais transgressoras, trazem sempre o confronto entre clássico e moderno
As figuras de De Chirico transitam por uma cidade síntese, por espaços vazios e não têm identidade. São extensões das próprias incertezas do advento de uma sociedade moderna, industrial e do “abandono” da tradição e do clássico.




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