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Atividades 2º Fase - Bruno Nº2  Empty Atividades 2º Fase - Bruno Nº2

Mensagem por brunoroots2_3A2S2_2010 Ter Out 19, 2010 10:43 am

Segunda Fase !
Round Two !! Fight !! HSUAHSUHAUSH !!! ;]

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Última edição por brunoroots2_3A2S2_2010 em Ter Nov 23, 2010 10:00 am, editado 2 vez(es)
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Atividades 2º Fase - Bruno Nº2  Empty Pesquisa sobre " Os Penetráveis " de Hélio Oiticica, contendo também biografia e imagens.

Mensagem por brunoroots2_3A2S2_2010 Qui Out 21, 2010 10:54 pm

OBRAS PENETRÁVEIS DE HÉLIO OITICICA

Os "Penetráveis" de Hélio Oiticica são obras que só podem ter valor no momento da interatividade do espectador, ou seja, as obras são feitas para se entar, tocar, sentir, vivenciar.

Criados desde 1960, os "Penetráveis" ganham nesta mostra a obra inédita "Macaléia" (criada em 1978 para o compositor Jards Macalé). Fazem parte da exposição outros 5 penetráveis: "PN1" (1960), "Tropicália" (1967), "Éden" (1969), "Rodhislandia: contact" (1971) e "PN 27 Rijanviera" (1979).

O impulso da obra de Hélio Oiticica, a partir dos penetráveis e dos parangolés, é de afirmar a sua vontade delirantemente construtiva de inventar um indivíduo, uma sociedade e um Brasil sem modelos no passado. Por isso, sua 'forma' tardia é fundamentalmente experimental. A forma mantém-se sempre como pulsão de forma, ela jamais se fixa, é sempre outra a partir das diversas maneiras de interação e vivência realizadas pelo espectador-participante dentro e fora dos museus.
---------------------------------------------------------------------------------------------

BIOGRAFIA

Hélio Oiticica (Rio de Janeiro, 26 de julho de 1937 — Rio de Janeiro, 22 de março de 1980) foi um pintor, escultor, artista plástico e performático de aspirações anarquistas.

É considerado por muitos um dos artistas mais revolucionários de seu tempo e sua obra experimental e inovadora é reconhecida internacionalmente.[1] Neto de José Oiticica, anarquista, professor e filólogo brasileiro, autor do livro O anarquismo ao alcance de todos (1945).

Em 1959, fundou o Grupo Neoconcreto, ao lado de artistas como Amilcar de Castro, Lygia Clark, Lygia Pape e Franz Weissmann.

Na década de 1960, Hélio Oiticica criou o Parangolé, que ele chamava de "antiarte por excelência" e uma pintura viva e ambulante[2]. O Parangolé é uma espécie de capa (ou bandeira, estandarte ou tenda) que só mostra plenamente seus tons, cores, formas, texturas, grafismos e textos (mensagens como “Incorporo a Revolta” e “Estou Possuido”), e os materiais com que é executado (tecido, borracha, tinta, papel, vidro, cola, plástico, corda, palha) a partir dos movimentos de alguém que o vista. Por isso, é considerado uma escultura móvel.

Em 1965, foi expulso de uma mostra no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro por levar ao evento integrantes da Mangueira vestidos com parangolés. A experiência dos morros cariocas fazia parte da dimensão da sua obra.

Foi também Hélio Oiticica que fez o penetrável Tropicália, que não só inspirou o nome, mas também ajudou a consolidar uma estética do movimento tropicalista na música brasileira, nos anos 1960 e 1970. Oiticica o chamava de "primeiríssima tentativa consciente de impor uma imagem "brasileira" ao contexto da vanguarda". Os penetráveis têm como pré-requisito a incursão do visitante, ou seja, os ambientes coloridos só funcionam com a presença do espectador.

Outras de suas criações são os bólides, recipientes cheios de pigmento que trazem a cidade para uma mostra de arte. Um conjunto tem água da Praia de Ipanema e o asfalto da Avenida Presidente Vargas, "que espreitam o espaço" e esperando o público para detonar experiências estéticas.

Em 16 de outubro de 2009, um incêndio destruiu cerca de duas mil obras do artista plástico - aproximadamente 90% do acervo (avaliado em 200 milhões de dólares), que era mantido na residência do seu irmão, no bairro do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. Além de quadros e dos famosos "parangolés", no local também eram guardados documentários e livros sobre o artista.

Uma grande parte dos documentos de Hélio Oiticica perdidos no incêndio foram preservados pela digitalização realizada pelo Programa Hélio Oiticica, coordenado pela curadora e crítica de arte Lisette Lagnado e desenvolvido em uma parceria entre o Instituto Itaú Cultural e o Projeto Hélio Oiticica.


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Atividades 2º Fase - Bruno Nº2  ?id=725X1342&site=clicio.wordpress.com&url=http%3A%2F%2Fclicio.files.wordpress.com%2F2009%2F03%2Foiticica-001.jpg&sref=http%3A%2F%2Fclicio.wordpress

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SITES DE PESQUISA USADOS:
http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=H%C3%A9lio+Oiticica&um=1&ie=UTF-8&source=univ&ei=f5y9TJz-FsG78gbc2Yz9Bg&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=2&ved=0CCsQsAQwAQ&biw=1022&bih=574


http://pt.wikipedia.org/wiki/H%C3%A9lio_Oiticica





Última edição por brunoroots2_3A2S2_2010 em Ter Nov 23, 2010 10:06 am, editado 3 vez(es)
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Mensagem por brunoroots2_3A2S2_2010 Qui Out 21, 2010 11:07 pm

Esse fico show né professor ??

XD
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Atividades 2º Fase - Bruno Nº2  Empty Re: Atividades 2º Fase - Bruno Nº2

Mensagem por Professor Cesar Sex Out 22, 2010 7:49 am

brunoroots2_3A2S2_2010 escreveu:Esse fico show né professor ??

XD

Certo,
ótima atuação.
Assim automaticamente sobe tua reputação e o nível de pontuação com direito a bônus.

Depois vou te mostrar como postar link de uma outra forma.

É interessante também sintetizar a pesquisa no que refere-se ao(s) texto(s) e fazer uma sucinta reflexão ou comentário próprio.

Mas está show...

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Mensagem por brunoroots2_3A2S2_2010 Sex Out 22, 2010 12:34 pm

ok.
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Atividades 2º Fase - Bruno Nº2  Empty Arte Africana

Mensagem por brunoroots2_3A2S2_2010 Ter Nov 09, 2010 10:47 am

A arte africana é um conjunto de manifestações artísticas produzidas pelos povos da África subsaariana ao longo da história.


Históriae características da arte africana
O continente africano acolhe uma grande variedade de culturas, caracterizadascada uma delas por um idioma próprio, tradições e formas artísticas características.O deserto do Saara atuou e continua atuando como uma barreira natural entre onorte da África e o resto docontinente. Os registros históricos e artísticos demonstram indícios queconfirmam uma série de influências entre as duas zonas. Estas trocas culturaisforam facilitadas pelas rotas de comércio que atravessam a África desde aantiguidade.
Podemosidentificar atualmente, na região sul do Saara, características da arte islâmica,assim como formas arquitetônicas de influência norte-africana. Pesquisasarqueológicas demonstram uma forte influência cultural e artística do EgitoAntigo nas civilizações africanas do sul do Saara.
Aarte africana é um reflexo fiel das ricas histórias, mitos,crenças e filosofia doshabitantes deste enorme continente. A riqueza desta arte tem fornecido matéria-primae inspiração para vários movimentos artísticos contemporâneos da América eda Europa. Artistas do século XX admiraram a importância da abstração e donaturalismo na arte africana.
Ahistória da arte africana remonta o período pré-histórico.As formas artísticas mais antigas são as pinturas e gravações em pedra deTassili e Ennedi, na região do Saara (6000 AC ao século I da nossa era).

Outros exemplos da arte primitiva africana são as esculturas modeladas em argila dosartistas da cultura Nok (norte da Nigéria), feitas entre 500 AC e 200 DC.Destacam-se também os trabalhos decorativos de bronze de Igbo-Ukwu (séculos IXe X) e as magníficas esculturas em bronze e terracota de Ifé (do século XIIal XV). Estas últimas mostram a habilidade técnica e estão representadas deforma tão naturalista que, até pouco tempo atrás, acreditava-se ter inspiraçõesna arte da Grécia Antiga.
Ospovos africanos faziam seus objetos de arte utilizando diversos elementos danatureza. Faziam esculturas de marfim, máscaras entalhadas em madeira eornamentos em ouro e bronze. Os temas retratados nas obras de arte remetem aocotidiano, a religião e aos aspectos naturais da região. Desta forma,esculpiam e pintavam mitos, animais da floresta, cenas das tradições,personagens do cotidiano etc.

Chegada ao Brasil

Aarte africana chegou ao Brasil através dos escravos, que foram trazidos para cápelos portugueses durante os períodos colonial e imperial. Em muitos casos, oselementos artísticos africanos fundiram-se com os indígenas e portugueses,para gerar novos componentes artísticos de uma magnifíca arte afro-brasileira.





Atividades 2º Fase - Bruno Nº2  Moga2ArteAfricanaFoto03









PATROCÍNIO FIFA - COPA DO MUNDO 2010.




Pesquisa:
http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/arte_africana.htm

Imagens:

http://mariahelenaandres.blogspot.com/2009_11_01_archive.html



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Atividades 2º Fase - Bruno Nº2  Empty Arte Oriental

Mensagem por brunoroots2_3A2S2_2010 Ter Nov 09, 2010 2:49 pm

ºARTE JAPONESA

A arte do Japão atravessou inúmeras fases desde os imemoriais tempos desta civilização, alcançando magníficas realizações expressivas como as dos gravuristas do período Eddo e outras. De modo geral, uma característica recorrente nas diversas manifestações da arte japonesa ao longo de sua história é a utilização de cores fortes, mas também ocorrem outras características nos diversos gêneros artísticos e nos vários períodos na história de cada gênero. A arte gravurista, por exemplo, conheceu características como o refinamento e o intimismo, e a magnífica junção de delicadeza e intensidade. Um exemplo de arte do Japão, no âmbito das artes cênicas, é o kabuki. Outro exemplo é oshie, a arte de fazer quadros de gueixas usando retalhos de fazenda coloridas.





Atividades 2º Fase - Bruno Nº2  Tsunami_by_hokusai_19th_century
"Tsunami."






Atividades 2º Fase - Bruno Nº2  Imgtsuru2
"Origame."





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ºMANGÁ

O mangá (em japonês: 漫画,literalmente história(s) em quadrinhos) é a palavra usada para designar as histórias em quadrinhos feitas no estilo japonês. No Japão, o termo designa quaisquer histórias em quadrinhos.

Vários mangás dão origem a animes para exibição na televisão, em vídeo ou em cinemas, mas também há o processo inverso em que os animes tornam-se uma edição impressa de história em sequência ou de ilustrações.





Atividades 2º Fase - Bruno Nº2  Bleach-manga-419
"Bleach."





Atividades 2º Fase - Bruno Nº2  AS-Berserk-Manga
"Berserk."




* História


Um gravura de Katsushika Hokusai precursora do mangá moderno.Os mangás têm suas raízes no período Nara (século VIII d.C.), com o aparecimento dos primeiros rolos de pinturas japonesas: os emakimono. Eles associavam pinturas e textos que juntos contavam uma história à medida que eram desenrolados. O primeiro desses emakimono, o Ingá Kyô, é a cópia de uma obra chinesa e separa nitidamente o texto da pintura.

A partir da metade do século XII, surgem os primeiros emakimono com estilo japonês. O Genji Monogatari Emaki é o exemplar de emakimono mais antigo conservado, sendo o mais famoso o Chojugiga, atribuído ao bonzo Kakuyu Toba e preservado no templo de Kozangi em Kyoto. Nesses últimos surgem, diversas vezes, textos explicativos após longas cenas de pintura. Essa prevalência da imagem assegurando sozinha a narração é hoje uma das características mais importantes dos mangás.

No período Edo, em que os rolos são substituídos por livros, as estampas eram inicialmente destinadas à ilustração de romances e poesias, mas rapidamente surgem livros para ver em oposição aos livros para ler, antes do nascimento da estampa independente com uma única ilustração: o ukiyo-e no século XVI. É, aliás, Katsushika Hokusai o precursor da estampa de paisagens, nomeando suas célebres caricaturas publicadas de 1814 à 1834 em Nagoya, cria a palavra mangá — significando "desenhos irresponsáveis" — que pode ser escrita, em japonês, das seguintes formas: Kanji (em japonês: 漫画, Kanji?), Hiragana (em japonês: まんが, Hiragana?), Katakana (em japonês: マンガ, Katakana?) e Romaji (Manga).


* Estilos

Para os japoneses as histórias em quadrinhos são leitura comum de uma faixa etária bem mais abrangente do que a infanto-juvenil. A sociedade japonesa é ávida por leitura e em toda parte vê-se desde adultos até crianças lendo as revistas. Portanto, o público-consumidor é muito extenso, com tiragens na casa dos milhões e o desenvolvimento de vários estilos para agradar a todos os gostos.

Por isso os mangás são comumente classificados de acordo com seu público-alvo. Histórias onde o público alvo são meninos — o que não quer dizer que garotas não devam lê-los — são chamados de shounen (garoto jovem, adolescente, em japonês) como One Piece, Naruto, Bleach etc. e tratam normalmente de histórias de ação, amizade e aventura. Histórias que atualmente visam meninas são chamadas de shoujo (garota jovem em japonês) e têm como característica marcante as sensações e sensibilidade da personagem e do meio (também existem garotos que leem shojo.) como Nana. Além desses, existe o gekigá, que é uma corrente mais realista voltada ao público adulto (não necessariamente são pornográficos ou eróticos) como, por exemplo Lobo Solitário e ainda os gêneros seinen para homens jovens e josei para mulheres. Os traços típicos encontrados nas histórias cômicas (olhos grandes, expressões caricatas) não são encontrados nessa última corrente. Existem também os pornográficos, apelidados hentai. As histórias yuri abordam a relação homossexual feminina e o yaoi (ou Boys Love) trata da relação amorosa entre dois homens, mas ambos não possuem necessariamente cenas de sexo explícito. Os edumangás que são mangás didáticos voltados para o ensino de diversas matérias.





Atividades 2º Fase - Bruno Nº2  Moe-Manga-pic




* Formato

A ordem de leitura de um mangá japonês é a inversa da ocidental, ou seja, inicia-se da capa do livro com a brochura à sua direita (correspondendo a contracapa ocidental), sendo a leitura das páginas feita da direita para a esquerda. Alguns mangás publicados fora do Japão possuem a configuração habitual do Ocidente.

Além disso, o conteúdo é impresso em preto e branco, contendo esporadicamente algumas páginas coloridas, geralmente no início dos capítulos, e em papel reciclado tornando-o barato e acessível a qualquer pessoa.

Os mangás são publicados no Japão originalmente em revistas antológicas impressas em papel-jornal parecidas com listas telefônicas. Essas revistas com cerca de 300 à 800 páginas são publicadas em periodicidades diversas que vão da semana ao trimestre. Elas trazem capítulos de várias séries diferentes. Cada capítulo normalmente tem entre dez e 40 páginas. Assim que atingem um número de páginas em torno de 160~200, é publicado um volume encadernado, chamado tankohon ou Tankōbon, no formato A de livros de bolso, que então contém apenas histórias de uma série.[1][3] Esses volumes são os vendidos em diversos países dependendo do sucesso alcançado por uma série, ela pode ser reeditada em formato bunkoubon ou bunkouban (em japonês: 完全版, bunkoubon ou bunkouban?) (mais compacto com maior número de páginas) e wideban (em japonês: ワイド版, wideban?) (melhor papel e formato um pouco maior que o de bolso).




Atividades 2º Fase - Bruno Nº2  Manga_-_prawidlowy_sposob_czytania
"O sentido de leitura de um mangá japonês."


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ºANIME

Anime, animê (português brasileiro) ou animé (português europeu) (em japonês: アニメ, anime?, literalmente, desenho(s) animado(s)) é qualquer animação produzida no Japão. A palavra anime tem significados diferentes para os japoneses e para os ocidentais. Para os japoneses, anime é tudo o que seja desenho animado, seja ele estrangeiro ou nacional. Para os ocidentais, anime é todo o desenho animado que venha do Japão. A origem da palavra é controversa, podendo vir da palavra inglesa animation ("animação") ou da palavra francesa animée ("animado"),[1] versão defendida por pesquisadores como Frederik L Schodt[2] e Alfons Moliné.[3] Ao contrário do que muitos pensam, o animê não é um género, mas um meio, e no Japão produzem-se filmes animados com conteúdos variados, dentro de todos os géneros possíveis e imagináveis (comédia, terror, drama, ficção científica, etc.).

Uma boa parte dos animes possui sua versão em mangá, os quadrinhos japoneses. Os animes e os mangás se destacam principalmente por seus olhos geralmente muito grandes, muito bem definidos, redondos ou rasgados, cheios de brilho e muitas vezes com cores chamativas, para que, desta forma, possam conferir mais emoção aos seus personagens. Animes podem ter o formato de séries para a televisão, filmes ou OVAs.


* História

Com a ocupação dos Estados Unidos no fim da Segunda Guerra Mundial, muitos artistas japoneses tiveram contato com a cultura ocidental e, influenciados pela cultura pop dos Estados Unidos, desenhistas em início de carreira começaram a conhecer os quadrinhos e desenhos animados na sua forma moderna. Havia negociantes que contrabandeavam rolos de filmes americanos, desenhos da Disney e outros.

Entre os principais artistas que se envolveram com a tal arte, estavam Osamu Tezuka, Shotaro Ishinomori e Leiji Matsumoto. Estes três jovens, mais tarde, foram consagrados no mercado de mangá. Na década de 1950, influenciados pela mídia que vinha do Ocidente, diversos artistas e estúdios começaram a desenvolver projetos de animação experimental.

Na época em que o mangá reinava como mídia nasceram os pioneiros animes de sucesso: Hakujaden (A Lenda da Serpente Branca) estreou em 22 de outubro de 1958, primeira produção lançada em circuito comercial da Toei Animation, divisão de animação da Toei Company e Manga Calendar, o primeiro animê especialmente feito para televisão, veiculado pela emissora TBS com produção do estúdio Otogi em 25 de junho de 1962, que teve duração de dois anos.

Logo em seguida, em 1 de janeiro de 1963, foi lançado Astro Boy, baseado no mangá de Osamu Tezuka, já com a estética de personagens de olhos grandes e cabelos espetados vinda da versão impressa. Astro Boy acabou tornando-se o propulsor da maior indústria de animação do mundo, conquistando também o público dos Estados Unidos. Tezuka era um ídolo no Japão e sua popularidade lhe proporcionou recursos para investir em sua própria produtora, a Mushi Productions. Outras produtoras investiram nesse novo setor e nasceram clássicos do anime como Oitavo Homem (Eight Man), Super Dínamo (Paa Man), mas ainda com precariedade e contando com poucos recursos, diferente das animações americanas.

Em 1967, surgiram quatro filmes e catorze séries animadas no Japão, entre elas A Princesa e o Cavaleiro, Fantomas e Speed Racer, o primeiro com grande projeção internacional

Animês infantis, infanto-juvenis femininos e sobre robôs gigantes acompanharam o crescimento do número de séries semanais durante a década de 1970


* Formatos

No Japão, os animes são lançados em três formatos:

Série de televisão: transmitido pela televisão aberta ou paga, e geralmente, com o fim da série há o lançamento do DVD ou VHS. Comparado com filmes e OVAs, a qualidade da imagem pode ser muito menor por ter um orçamento distribuído em um grande número de episódios. Muitos títulos apresentam 13 ou 26 episódios com duração de 23 minutos. Na maioria das vezes, possuem créditos iniciais e finais, cenas curtas que anunciam o início e o fim do intervalo comercial e prévia do episódio seguinte.

Filme: exibidos em cinemas e, mais tarde, lançados em DVD, ou, em alguns casos, em canais pagos. Geralmente apresentam a qualidade de vídeo e o orçamento mais alto. Muitos animes são unicamente lançados em filmes. No entanto, há casos em que os filmes são na verdade uma edição minimizada da série de televisão.

OVA ou OAV (sigla de Original Video Animation): é o anime produzido para ser vendido em DVD e VHS e não para ser exibido na tevê como uma série. Assim como filme, depois de algum tempo, o OVA pode passar em canal fechado também. Normalmente são mais curtos que os filmes e possuem mais de um episódio.



* Características

Os animes apresentam características bastante distintas, como o uso de uma direção de arte ágil, enquadramentos ousados e a abordagem de temas variados, como ficção científica, aventura, terror, infantil e romance. É bastante comum, mesmo nas produções infantis, encontrar situações de humor adultas.

Há também na animação japonesa grande presença de personagens bem-humorados, mesmo que alguns tenham uma conotação homossexual. As duas características são reflexos da cultura japonesa, onde não há muita distinção entre homossexuais e heterosexuais[carece de fontes?], mas fora deste contexto, como no Ocidente, essas ações acabam por ser muitas vezes mal interpretadas, levando em muitos casos à censura e adaptação de personagens.

Em muitas produções pode-se conferir caracterizações exageradas de sinais visíveis de sentimentos, como:

gota de água que aparece do lado do rosto do personagem representando constrangimento;
diminuição súbita do personagem representando vergonha ou medo;
nervos estilizados, dentes ou chifres aparecendo repentinamente nos personagens representando raiva ou maldade.
A voz também é um elemento muito importante num personagem. Elas são selecionadas de acordo com a personalidade dos personagens. Vozes muito poderosas, infantis, estridentes, harmoniosas ou cavernosas fazem parte do universo de qualquer anime, e os dubladores ou seiyu são alvos da admiração de muitos fãs.

-

Pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anime
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mang%C3%A1
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_do_Jap%C3%A3o


Imagens:
http://origames.wordpress.com/2009/11/19/
http://zerotrack.com.br/tsunami-katsushika-hokusai/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Moe-Manga-pic.GIF
http://punchfansubbrasil.wordpress.com/category/mangas-do-bleach/





Última edição por brunoroots2_3A2S2_2010 em Ter Nov 23, 2010 10:32 am, editado 1 vez(es)
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Mensagem por brunoroots2_3A2S2_2010 Sáb Nov 13, 2010 1:08 pm

Pintura Mural What a Face

Muralismo, pintura mural ou parietal é a pintura executada sobre uma parede, quer diretamente na sua superfície, como num afresco, quer num painel montado numa exposição permanente. Ela difere de todas as outras formas de arte pictórica por estar profundamente vinculada à arquitetura, podendo explorar o caráter plano de uma parede ou criar o efeito de uma nova área de espaço.
A técnica de uso mais generalizado é a do afresco, que consiste na aplicação de pigmentos de cores diferentes, diluídos em água, sobre argamassa ainda úmida.
O muralismo foi cultivado nas civilizações grega e romana, embora destes tenham restado poucos exemplares, entre os quais se destacam os encontrados nas ruínas de Pompéia e Herculano. A técnica também foi muito empregada na Índia nos murais das cavernas de Ajanta, e na China da dinastia Ming.
No século XIII, os trabalhos de Giotto deram extraordinário impulso à pintura mural e, a partir de então, surgiram grandes mestres dessa técnica. No Renascimento, foram criadas algumas obras-primas do muralismo, como os afrescos da capela Sistina, por Michelangelo, e a "Última ceia", de Leonardo da Vinci. Após o Renascimento, com o interesse progressivo por tapeçarias e vitrais para uso na decoração de interiores, a pintura mural entrou em decadência no Ocidente.
No século XX, a pintura mural ressurgiu, com todo vigor, em três fases principais: um gênero mais expressionista e abstrato que surgiu a partir de grupos cubistas e fauvistas, em Paris, e se manifestou nos trabalhos de Picasso, Matisse, Léger, Miró e Chagall; outro que se manifestou a partir do movimento revolucionário mexicano; e um movimento mural de curta duração, na década de 1930, nos Estados Unidos.
No México, a tradição milenar da pintura mural, também praticada por algumas culturas pré-colombianas, ressurgiu nas primeiras décadas do século XX, coincidindo com o movimento revolucionário. Os artistas da época viram no muralismo o melhor caminho para plasmar suas idéias sobre uma arte nacional popular e engajada.






Atividades 2º Fase - Bruno Nº2  Muralismo2








Pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Muralismo

Imagens:
http://www.indymedia.ie/article/66365







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Atividades 2º Fase - Bruno Nº2  Empty Grafitte e Pixação – Arte ou o quê ?

Mensagem por brunoroots2_3A2S2_2010 Sáb Nov 13, 2010 1:16 pm

º Arte ou Vandalismo ?

PIXAÇÃO

Pixação é o ato de escrever ou rabiscar sobre muros, fachadas de edificações, asfalto de ruas ou monumentos, usando tinta em spray aerosol, dificilmente removível, estêncil ou mesmo rolo de tinta.
No geral, são escritas frases de protesto ou insulto, assinaturas pessoais ou mesmo declarações de amor, embora a pichação seja também utilizada como forma de demarcação de territórios entre grupos – às vezes gangues rivais. Por isso difere-se do grafite, uma outra forma de inscrição ou desenho, tida no Brasil como artística, embora em línguas como a língua inglesa o termo graffiti seja unificado e sirva para ambas as formas de expressão.





Atividades 2º Fase - Bruno Nº2  Choquephotos_07









Atividades 2º Fase - Bruno Nº2  Choquephotos_02







GRAFFITE

Graffite ou grafito (do italiano graffiti, plural de graffito) é o nome dado às inscrições feitas em paredes, desde o Império Romano. Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade.Por muito tempo visto como um assunto irrelevante ou mera contravenção, atualmente o grafite já é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais, mais especificamente, da street art ou arte urbana - em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade. Entretanto ainda há quem não concorde, equiparando o valor artístico do grafite ao da pichação, que é bem mais controverso. Sendo que a remoção do grafite é bem mais fácil do que o piche.









Atividades 2º Fase - Bruno Nº2  Grafite2







Atividades 2º Fase - Bruno Nº2  Grafite3






Pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Grafite_(arte)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Picha%C3%A7%C3%A3o

Imagens:
http://renatasim.wordpress.com/2008/06/12/arte-como-crime-crime-como-arte/

http://inutilidades.net.br/2005/04/grafites-nas-ruas/



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Atividades 2º Fase - Bruno Nº2  Empty Restrospectiva 2010 !!!

Mensagem por brunoroots2_3A2S2_2010 Ter Nov 23, 2010 12:48 pm

A partir daqui começa a retrospectiva de todas as atividades feitas em 2010.
lol!
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Atividades 2º Fase - Bruno Nº2  Empty Primeira Atividade: POP ART

Mensagem por brunoroots2_3A2S2_2010 Ter Nov 23, 2010 12:54 pm

POP ART

A Pop art (ou Arte pop) é um movimento artístico surgido na década de 1950 no Reino Unido e nos Estados Unidos. Nas décadas de 60 e 70 ocorre o ápice do movimento, cuja figura de maior destaque foi o americano Andy Warhol. O termo foi cunhado em 1956 pelo crítico britânico Laurence Alloway.[1]

A Pop art propunha que se admitisse a crise da arte que assolava o século XX e pretendia demonstrar com suas obras a massificação da cultura popular capitalista. Procurava a estética das massas, tentando achar a definição do que seria a cultura pop, aproximando-se do que costuma chamar de kitsch.

Diz-se que a Pop art é o marco de passagem da modernidade para a pós-modernidade na cultura ocidental.



Atividades 2º Fase - Bruno Nº2  Popart-coca-cola-e-automóvel





Atividades 2º Fase - Bruno Nº2  Popart-Marylin




Imagens:
http://construcaoedesign.com/pop-art-o-que-e-e-imagens/

Pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pop_art



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Atividades 2º Fase - Bruno Nº2  Empty Segunda Atividade: LOGOMARCA

Mensagem por brunoroots2_3A2S2_2010 Ter Nov 23, 2010 1:19 pm

LOGOMARCA

Na atividade feita em sala, podiamos usar qualquer coisa como nossa logomarca.

_____________________________________________________________________________

Significado

Logomarca que é considerado por alguns designers e estudiosos do design gráfico um neologismo impreciso e incorreto. É importante lembrar que o termo logomarca é considerado correto pelos estudiosos de letras e consta no dicionário aurélio, dentre outros dicionários.

Neologismo usado de forma empírica e genérica para designar logotipo, símbolo ou marca, foi popularizado no Brasil sem que haja consenso nem precisão absoluta ao que ele se refere, se apenas ao símbolo, ao logotipo ou ao sinal misto (combinação de ambos). Apesar de aparecer em dicionários, o termo no entanto é visto como inadequado por diversos designers por, segundo eles, não possuir a necessária precisão.

Logomarca significa “palavra-marca” o que, na opinião dela, não faz sentido. Ela defende ainda que os brasileiros deveriam adotar os termos utilizados no resto do mundo. Essa atitude, no entanto, parece não ser difundida entre muitos designers e não profissionais da área, que usam o termo 'logomarca' por seu caráter mais abrangente.




Atividades 2º Fase - Bruno Nº2  Marcas




Pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Logotipo

Imagem:
http://logotipos-logomarcas.blogspot.com/2008_02_01_archive.html

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Atividades 2º Fase - Bruno Nº2  Empty Terceira Atividade: HIPERREALISMO

Mensagem por brunoroots2_3A2S2_2010 Ter Nov 23, 2010 1:39 pm

HIPERREALISMO

Hiper-realismo ou fotorrealismo é um estilo de pintura e escultura, que procura mostrar uma abrangência muito grande de detalhes, tornando a obra mais detalhada do que uma fotografia ou do que a própria realidade.
As obras hiper-realistas, por apresentarem uma exactidão de detalhes bastante minuciosa e impessoal, geram um efeito de irrealidade, formando o paradoxo: "É tão perfeito que não pode ser real".
Teve início em 1968, expandindo-se no início dos anos 70, tendo grande popularidade em Inglaterra e nos Estados Unidos.
Características
-Precisão de detalhes. (Sombra, luz, brilho, textura, ...)
-Temas da realidade. (Pessoas, paisagens, animais, ...)
-Uso de imagens “pré-fabricadas”.
-Cor realista
Técnicas
-Uma das técnicas utilizadas pelos pintores hiperrealistas é o Airbrush. Os efeitos, texturas e gradientes que são obtidos através de um aerógrafo é muito mais difícil usando técnicas tradicionais.
-Trompe-l'oeil : é uma técnica artística que, com truques de perspectiva, cria uma ilusão óptica que mostre objetos ou formas que não existem realmente.





Atividades 2º Fase - Bruno Nº2  Hiperrealismo1








Pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hiper-realismo

Imagem:
http://cabezaborradora.wordpress.com/2007/11/02/hiperrealismo/






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Atividades 2º Fase - Bruno Nº2  Empty Quarta Atividade: CULTURA VISUAL

Mensagem por brunoroots2_3A2S2_2010 Ter Nov 23, 2010 1:43 pm

CULTIRA VISUAL

Cultura visual é um campo de estudo que geralmente inclui alguma combinação de estudos culturais, história da arte e antropologia, enfocando aspectos da cultura que se apóiem em imagens visuais. Entre os teóricos dos estudos culturais que trabalham com a cultura contemporânea, isto freqüentemente se sobrepõe à filmologia e aos estudos sobre televisão, embora também possa incluir o estudo de vídeo-games, HQs, mídia artística tradicional, publicidade, a internet e qualquer outro meio que possua um componente visual crucial.
Trabalhos pioneiros em cultura visual foram produzidos por John Berger (Ways of Seeing, 1972) e Laura Mulvey (Visual Pleasure and Narrative Cinema, 1975).
Grandes obras sobre cultura visual foram criadas por W. J. T. Mitchell, particularmente em seus livros Iconology e Picture Theory. Outros autores importantes para a cultura visual incluem Stuart Hall e Slavoj Zizek. Outros trabalhos têm sido produzidos por Lisa Cartwright, Margarita Dikovitskaya, Chris Jencks, Nicholas Mirzoeff e Gail Finney. Estudos de cultura visual têm se tornado crescentemente importantes em estudos religiosos através do trabalho de David Morgan, Sally Promey, Jeffrey Hamburger e S. Brent Plate.
Várias universidades importantes já possuem ou estão implantando programas de graduação em Estudos Visuais. Elas incluem: Coventry University, Duke University, University of Wisconsin, Madison, University of Rochester, University of California, Irvine, University of California, San Diego, University of Southern California, State University of New York, Buffalo, Goldsmiths College, University of London, University of East London, Kingston University, New York University, Middlesex University, University of Art and Design Helsinki, Pori Department of Art and Media, e a Universidade de Copenhague. A Cornell University tem oferecido cursos de graduação e de extensão em Estudos Visuais nos últimos cinco anos. A Northern Illinois University oferece programas em estudos de cultura visual até o nível de doutorado. No Brasil, a Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás oferece um curso de pós-graduação strictu sensu em Cultura Visual.

Pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_visual















Atividades 2º Fase - Bruno Nº2  Auto_Representa%C3%A7%C3%A3o















Imagem:
http://artesvisuaisemacao.blogspot.com/2007/11/fichamento-apontamento-sobre-cultura.html
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Atividades 2º Fase - Bruno Nº2  Empty Re: Atividades 2º Fase - Bruno Nº2

Mensagem por Professor Cesar Seg Nov 29, 2010 11:37 am

Bruno...excelente participação,
merece bônus e automaticamente teu nível subiu.

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Atividades 2º Fase - Bruno Nº2  Empty Re: Atividades 2º Fase - Bruno Nº2

Mensagem por brunoroots2_3A2S2_2010 Seg Nov 29, 2010 1:27 pm

Yoshi !!!
cheers
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Atividades 2º Fase - Bruno Nº2  Empty Retrospectiva 2010 - Surrealismo

Mensagem por brunoroots2_3A2S2_2010 Ter Dez 07, 2010 8:49 pm

Surrealismo

O Surrealismo foi um movimento artístico e literário surgido primeiramente em Paris dos anos 20, inserido no contexto das vanguardas que viriam a definir o modernismo no período entre as duas Grandes Guerras Mundiais. Reune artistas anteriormente ligados ao Dadaísmo ganhando dimensão internacional. Fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud (1856-1939), mas também pelo Marxismo, o surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa. Um dos seus objetivos foi produzir uma arte que, segundo o movimento, estava sendo destruída pelo racionalismo. O poeta e crítico André Breton (1896-1966) é o principal líder e mentor deste movimento.
A palavra surrealismo supõe-se ter sido criada em 1917 pelo poeta Guillaume Apollinaire(1886-1918), jovem artista ligado ao Cubismo, e autor da peça teatral As Mamas de Tirésias (1917), considerada uma precursora do movimento.
Um dos principais manifestos do movimento é o Manifesto Surrealista de (1924). Além de Breton seus representantes mais conhecidos são Antonin Artaud no teatro, Luis Buñuel no cinema e Max Ernst, René Magritte e Salvador Dalí no campo das artes plásticas.

Visão geral

As características deste estilo: uma combinação do representativo, do abstrato, do irreal e do inconsciente. Entre muitas de suas metodologias estão a colagem e a escrita automática. Segundo os surrealistas, a arte deve se libertar das exigências da lógica e da razão e ir além da consciência cotidiana, buscando expressar o mundo do inconsciente e dos sonhos. No manifesto e nos textos escritos posteriores, os surrealistas rejeitam a chamada ditadura da razão e valores burgueses como pátria, família, religião, trabalho e honra. Humor, sonho e a contra lógica são recursos a serem utilizados para libertar o homem da existência utilitária. Segundo esta nova ordem, as idéias de bom gosto e decoro devem ser subvertidas.
A escrita automática procura buscar o impulso criativo artístico através do acaso e do fluxo de consciência despejado sobre a obra. Procura-se escrever no momento, sem planejamento, de preferência como uma atividade coletiva que vai se completando. Uma pessoa escreve algo num papel e outro completa, mas não de maneira lógica, passando a outro que dá seqüência. O filme Um Cão Andaluz de Buñuel é formado por partes de um sonho de Dali e outra parte do próprio diretor, sem necessariamente objetivar-se uma lógica consciente e de entendimento, mas um discurso inconsciente que procure dialogar com outras leituras da realidade.

Trajetória

Em 1929, os surrealistas publicam um segundo manifesto e editam a revista A Revolução Surrealista. Entre os artistas ligados ao grupo em épocas variadas estão os seguintes escritores franceses ,o dramaturgo Antonin Artaud (1896-1948), Paul Éluard (1895-1952), Louis Aragon (1897-1982), Jacques Prévert (1900-1977) e Benjamin Péret (1899-1959,) que viveu no Brasil. Entre os escultores encontram-se os italianos Alberto Giacometti (1901-1960), o pintor italiano Vito Campanella (1932), assim como os pintores espanhóis Salvador Dali (1904-1989), Juan Miró (1893-1983) e Pablo Picasso, o pintor belga René Magritte (1898-1967), o pintor alemão Max Ernst (1891-1976) e o cineasta espanhol Luis Buñuel (1900-1983). Nos anos 30, o movimento internacionaliza-se e influencia muitas outras tendências, conquistando adeptos em países da Europa e nas Américas, tendo Breton assinado um manifesto com Leon Trotski na tentativa de criar um movimento internacional que lutava pela total liberdade na arte - FIARI: o Manifesto por uma Arte Revolucionária Independente. No Brasil, o surrealismo é uma das muitas influências captadas pelo modernismo.

Surrealismo na Arte

O Surrealismo destacou-se nas artes, principalmente por quadros, esculturas ou produções literárias que procuravam expressar o inconsciente dos artistas, tentando driblar as amarras do pensamento racional. Entre seus métodos de composição estão a escrita automática.

Curiosidades

Como muitos dos primeiros participantes do Surrealismo foram originados do movimento Dadaísmo, uma separação enfática entre Surrealismo e Dadaísmo na teoria e prática pode ser difícil de ser estabelecida, apesar das declarações de Andre Breton no assunto não deixar dúvidas sobre sua própria claridade sobre as suas diferenças. No círculo acadêmico, esta linha imaginária é diferente entre diferentes historiadores.
As raízes do Surrealismo nas artes visuais emprestam características do Dadaísmo e do Cubismo, assim como da abstração de Wassily Kandinsky e do Expressionismo, assim também como do Pós-Impressionismo.

Anos 30

Dalí e Magritte criaram as mais reconhecidas obras pictórias do movimento. Dalí entrou para o grupo em 1929, e participou do rápido estabelecimento do estilo visual entre 1930 e 1935. Surrealismo como movimento visual tinha encontrado um método: expor a verdade psicológica ao despir objetos ordinários de sua significância normal, a fim de criar uma imagem que ia além da organização formal ordinária. Em 1932 vários pintores Surrealistas produziram obras que foram marcos da evolução da estética do movimento: La Voix des Airs de Magritte é um exemplo deste processo, onde são vistas 3 grandes esferas representando sinos pendurados sobre uma paisagem. Outra paisagem Surrealista deste mesmo ano é Palais Promontoire de Tanguy, com suas formas líquidas. Formas como estas se tornaram a marca registrada de Dali, particularmente com sua obra A Persistência da Memória, onde relógios de bolso derretem como se fossem líquidos..

A Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial provou ser disruptiva para o Surrealismo. Os artistas continuaram com as suas obras, incluindo Magritte. Muitos membros do movimento continuaram a corresponder-se e a encontrar-se. Em 1960, Magritte, Duchamp, Ernst e Man Ray encontraram-se em Paris. Apesar de Dali não se relacionar mais com Breton, ele não abandonou os seus motivos dos anos 30, incluindo referências à sua obra "Persistência" do Tempo numa obra posterior. O trabalho de Magritte tornou-se mais realista na sua representação de objetos reais, enquanto mantinha o elemento de justaposição, como na sua obra "Valores Pessoais" (1951) e "Império da Luz" (1954). Magritte continuou a produzir obras que entraram para o vocabulário artístico, como Castelo nos Pireneus, que faz uma referência a Voix de 1931, na sua suspensão sobre a paisagem. Algumas personalidades do movimento Surrealista foram expulsas e vários destes artistas, como Roberto Mattam continuaram próximo ao Surrealismo como ele mesmo se definiu.



FONTE:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Surrealismo

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Atividades 2º Fase - Bruno Nº2  Empty Retrospectiva 2010 - Dadaismo

Mensagem por brunoroots2_3A2S2_2010 Ter Dez 07, 2010 8:51 pm

DADAISMO

O movimento Dadá (Dada) ou Dadaísmo foi uma vanguarda moderna iniciada em Zurique, em 1916, no chamado Cabaret Voltaire, por um grupo de escritores e artistas plásticos, dois deles desertores do serviço militar alemão e que era liderado por Tristan Tzara, Hugo Ball e Hans Arp.
Embora a palavra dada em francês signifique cavalo de brinquedo, sua utilização marca o non-sense ou falta de sentido que pode ter a linguagem (como na língua de um bebê). Para reforçar esta ideia foi criado o mito de que o nome foi escolhido aleatoriamente, abrindo-se uma página de um dicionário e inserindo-se um estilete sobre ela. Isso foi feito para simbolizar o caráter anti-racional do movimento, claramente contrário à Primeira Guerra Mundial. Em poucos anos, o movimento alcançou, além de Zurique, as cidades de Barcelona, Berlim, Colônia, Hanôver, Nova York e Paris.


FONTE:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dada%C3%ADsmo

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Atividades 2º Fase - Bruno Nº2  Empty Retrospectiva 2010 -

Mensagem por brunoroots2_3A2S2_2010 Ter Dez 07, 2010 8:55 pm

Impressionismo

Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na pintura européia do século XIX. O nome do movimento é derivado da obra Impressão, nascer do sol (1872), de Claude Monet,um dos maiores pintores que já usou o impressionismo.
Os autores impressionistas não mais se preocupavam com os preceitos do Realismo ou da academia. A busca pelos elementos fundamentais de cada arte levou os pintores impressionistas a pesquisar a produção pictórica não mais interessados em temáticas nobres ou no retrato fiel da realidade, mas em ver o quadro como obra em si mesma. A luz e o movimento utilizando pinceladas soltas tornam-se o principal elemento da pintura, sendo que geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variações de cores da natureza.
A emergente arte visual do impressionismo foi logo seguida por movimentos análogos em outros meios quais ficaram conhecidos como, música impressionista e literatura impressionista.


Orientações Gerais que caracterizam a pintura impressionista:

• A pintura deve mostrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz do sol num determinado momento, pois as cores da natureza mudam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol.
• É também com isto uma pintura instantânea(captar o momento), recorrendo, inclusivamente à fotografia.
• As figuras não devem ter contornos nítidos pois o desenho deixa de ser o principal meio estrutural do quadro passando a ser a mancha/cor.
• As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam. O preto jamais é usado em uma obra impressionista plena.
• Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim um amarelo próximo a um violeta produz um efeito mais real do que um claro-escuro muito utilizado pelos academicistas no passado. Essa orientação viria dar mais tarde origem ao pontilhismo
• As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário,devem ser puras e dissociadas no quadro em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para se tornar óptica.
• Preferência pelos pintores em representar uma natureza morta do que um objeto
Entre os principais expoentes do Impressionismo estão Claude Monet, Edouard Manet, Edgar Degas e Auguste Renoir . Poderemos dizer ainda que Claude Monet foi um dos maiores artistas da pintura impressionista da época.


Orientações Gerais que caracterizam o impressionista:
• Rompe completamente com o passado.
• Inicia pesquisas sobre a óptica / efeitos (ilusões) ópticas.
• É contra a cultura tradicional.
• Pertence a um grupo individualizado.
• Falam de arte, sociedade, etc: não concordam com as mesmas coisas porém discordam do mesmo.
• Vão pintar para o exterior, algo bastante mais fácil com a evolução da indústria, nomeadamente, telas com mais formatos, tubos com as tintas, entre outras coisas.
Os efeitos ópticos descobertos pela pesquisa fotográfica, sobre a composição de cores e a formação de imagens na retina do observador, influenciaram profundamente as técnicas de pintura dos impressionistas.
Eles não mais misturavam as tintas na tela, a fim de obter diferentes cores, mas utilizavam pinceladas de cores puras que colocadas uma ao lado da outra, são misturadas pelos olhos do observador, durante o processo de formação da imagem.

Origens

Édouard Manet não se considerava um impressionista, mas foi em torno dele que se reuniram grande parte dos artistas que viriam a ser chamados de Impressionistas. O Impressionismo possui a característica de quebrar os laços com o passado e diversas obras de Manet são inspiradas na tradição. Suas obras no entanto serviram de inspiração para os novos pintores.
O termo impressionismo surgiu devido a um dos primeiros quadros de Claude Monet (1840-1926) Impressão - Nascer do Sol, por causa de uma crítica feita ao quadro pelo pintor e escritor Louis Leroy "Impressão, Nascer do Sol -eu bem o sabia! Pensava eu, se estou impressionado é porque lá há uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha". A expressão foi usada originalmente de forma pejorativa, mas Monet e seus colegas adotaram o título, sabendo da revolução que estavam iniciando.

Impressionismo no Brasil

No início do século XX, Eliseu Visconti foi sem dúvida o artista que melhor representou os postulados impressionistas no Brasil. Sobre o impressionismo de Visconti, diz Flávio de Aquino: "Visconti é, para nós, o precursor da arte dos nossos dias, o nosso mais legítimo representante de uma das mais importantes etapas da pintura contemporânea: o impressionismo. Trouxe-o da França ainda quente das discussões, vivo; transformou-o, ante o motivo brasileiro, perante a cor e a atmosfera luminosa do nosso País".
Principais pintores impressionistas brasileiros: Eliseu Visconti, Almeida Júnior, Timótheo da Costa, Henrique Cavaleiro e Vicente do Rego Monteiro.

Música e literatura

Música impressionista é o nome dado ao movimento da música clássica européia que surgiu no fim do Século XIX e continuou até o meio do Século XX. Originando-se na França, música impressionista é caracterizada por sugestão e atmosfera. Compositores impressionistas preferiam composições com formas mais curtas, tais como o nocturne, arabesque, e o prelúdio; além disto, freqüentemente exploravam escalas, como a escala hexafônica ou também chamada de tons inteiros.
A influência de impressionismo visual na sua contraparte musical é bem discutida. Claude Debussy e Maurice Ravel são considerados, em geral, os maiores compositores impressionistas. Mas, Debussy não concordou com o termo, chamando-o de invenção dos críticos. Entre outros músicos impressionistas fora da França incluem-se obras de Ralph Vaughan Williams e Ottorino Respighi.
Com Clair de Lune de Debussy e Bolero de Ravel, vemos que há ainda vestígios do Romantismo na Música Impressionista.
Ver artigo principal: Impressionismo na literatura
O termo Impressionismo também é usado para descrever obras de literatura, entre quais bastam acrescentar poucos detalhes para estabelecer as impressões sensoriais de um incidente ou cena. Literatura impressionista é bem relacionada a simbolismo, entre os seus melhores exemplares podemos encontrar: Baudelaire, Mallarmé, Rimbaud e Verlaine. Autores tais como Virginia Woolf e Joseph Conrad escreveram trabalhos impressionistas de modo que, em vez de interpretar, eles descrevem as impressões, sensações e emoções que constituem uma vida mental de um caráter.


FONTE:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Impressionismo

Suspect
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Atividades 2º Fase - Bruno Nº2  Empty Danger - Aviso Prova

Mensagem por brunoroots2_3A2S2_2010 Ter Dez 07, 2010 8:56 pm

DANGER !!

PROVA DE ARTES CHEGANDO !
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Atividades 2º Fase - Bruno Nº2  Empty FINAL TEST - PROVA

Mensagem por brunoroots2_3A2S2_2010 Ter Dez 07, 2010 9:00 pm


"Artn - Ultimate Test"
nome da nossa prova final.

Apresentada a nós hoje, conforme o calendário de provas da semana avaliativa, foi uma prova começada anteriormente com desenhos do ano passado e desse ano. E terminada hoje com uma redação e uma promoção de natal atrás da folha.


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Atividades 2º Fase - Bruno Nº2  Empty Re: Atividades 2º Fase - Bruno Nº2

Mensagem por Professor Cesar Ter Dez 07, 2010 9:45 pm

brunoroots2_3A2S2_2010 escreveu:
"Artn - Ultimate Test"
nome da nossa prova final.

Apresentada a nós hoje, conforme o calendário de provas da semana avaliativa, foi uma prova começada anteriormente com desenhos do ano passado e desse ano. E terminada hoje com uma redação e uma promoção de natal atrás da folha.


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Correto!
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Atividades 2º Fase - Bruno Nº2  Empty Re: Atividades 2º Fase - Bruno Nº2

Mensagem por Professor Cesar Ter Dez 14, 2010 8:12 am

Excelente participação,...encerrando. cheers
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Atividades 2º Fase - Bruno Nº2  Empty Re: Atividades 2º Fase - Bruno Nº2

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