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Mensagem por Convidad Seg Out 25, 2010 7:57 pm

Hélio Oiticica:
Nascimento/Morte
1937 - Rio de Janeiro RJ - 26 de julho
1980 - Rio de Janeiro RJ - 22 de março

Vida Familiar
Filho do fotógrafo, pintor, professor e entomologista José Oiticica Filho (1906 - 1964)
Irmão do pintor e arquiteto César Oiticica (1939)

Foi um dos mais criativos artistas plásticos brasileiros. A síntese de sua obra são seus belos "Parangolés" (1964): capas, estandartes ou bandeiras coloridas de algodão ou náilon com poemas em tinta sobre o tecido a serem vestidas ou carregadas pelo ator/espectador, que passa a perceber seu corpo transformado em dança.

Hélio Oiticica é um artista cuja produção se destaca pelo caráter experimental e inovador. Seus experimentos, que pressupõem uma ativa participação do público, são, em grande parte, acompanhados de elaborações teóricas, comumente com a presença de textos, comentários e poemas

Com as Invenções, de 1959, o artista marca o início da transição da tela para o espaço ambiental, o que ocorre nesse ano com os Bilaterais - chapas monocromáticas pintadas com têmpera ou óleo e suspensas por fios de nylon - e os Relevos Espaciais, suas primeiras obras tridimensionais

Formação/Cronologia
Artista performático, pintor, escultor

1937/1947 - Rio de Janeiro RJ - É educado pela mãe, Angela Oiticica, até os 10 anos, pois seu pai é contra o sistema educacional vigente
1947/1950 - Washington (Estados Unidos) - Freqüenta a Thompson School
1954 - Rio de Janeiro RJ - Estuda pintura com Ivan Serpa (1923 - 1973) no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM/RJ
1961 - Rio de Janeiro RJ - Projeto Cães de Caça (maquete), no MAM/RJ. O projeto compreende cinco penetráveis, o Poema Enterrado de Ferreira Gullar (1930) e o Teatro Integral de Reynaldo Jardim (1926)
1965/1967 - Rio de Janeiro RJ - Trabalha como telegrafista na Companhia de Rádio Internacional do Brasil
1968 - Rio de Janeiro RJ - Com outros artistas, faz manifestação com o estandarte Seja Marginal, Seja Herói, no Largo General Osório, em Ipanema
1968 - Rio de Janeiro RJ - Realiza no Aterro do Flamengo a manifestação coletiva Apocalipopótese, com Lygia Pape, Antonio Manuel (1947) e Rogério Duarte
1968 - Rio de Janeiro RJ - Participa como ator do filme O Câncer, de Glauber Rocha
1968 - Rio de Janeiro RJ - Coordena com Rogério Duarte o debate Loucura e Cultura, no MAM/RJ
1969 - Brighton (Inglaterra) - É artista residente na Sussex University
1970 - Nova York (Estados Unidos) - Bolsa de estudo da Fundação Guggenheim
1970 - Rio de Janeiro RJ - Realiza cenários para shows de Gal Costa, Macalé e Capinam e capas de discos
1970/1978 - Nova York (Estados Unidos) - Vive nessa cidade
1972 - Nova York (Estados Unidos) - Realiza o filme Agripina É Roma Manhattan
1972 - Nova York (Estados Unidos) - Participa do evento coletivo Latin American Fair of Opinion, na St. Clement's Church
1972 - Pamplona (Espanha) - É representado pelo artista Leandro Katz na manifestação Encontros
1974 - Nova York (Estados Unidos) - Julio Bressane realiza o filme Lágrima Pantera Míssil
1975 - Nova York (Estados Unidos) - Participa como ator do filme One Night on Gay Street, de Andreas Valentin
1978/1980 - Rio de Janeiro RJ - Vive nessa cidade
1978 - Rio de Janeiro RJ - Participa como ator do filme Dr. Dionélio, de Ivan Cardoso
1978 - Rio de Janeiro RJ - Realiza o penetrável Tenda-Luz para o filme Gigante da América, de Julio Bressane
1978 - São Paulo SP - Participa do evento Mitos Vadios, organizado por Ivald Granato (1949), em um estacionamento da Rua Augusta. Escreve para o evento o texto Delirium Ambulatorium e realiza performance com o mesmo nome
1979 - Rio de Janeiro RJ - Participa como ator do filme O Segredo da Múmia, de Ivan Cardoso
1979 - Rio de Janeiro RJ - Participa como ator do filme Uma Vez Flamengo, de Ricardo Solberg
1979 - Rio de Janeiro RJ - Realiza o evento Kleemania, para o qual convida vários artistas, no Bairro do Caju
1979 - Rio de Janeiro RJ - Apresenta no Hotel Méridien o Penetrável Rijanviera PN27
1979 - Rio de Janeiro RJ - Ivan Cardoso realiza o filme HO
1980 - Rio de Janeiro RJ - Realiza o evento Esquenta pro Carnaval, no Morro da Mangueira
1981 - Rio de Janeiro RJ - Criado o Projeto Hélio Oiticica, destinado a preservar a obra do artista
1987 - Nova York (Estados Unidos) - Marcos Bonisson e Tavinho Paes realizam o vídeo H. O. N. Y.
1987 - Rio de Janeiro RJ - Belisário França realiza o vídeo Lygia Clark e Hélio Oiticica
1990 - Rio de Janeiro RJ - César Oiticica Filho e Andreas Valentin realizam o vídeo Hélio Mangueira Oiticica
1996 - Rio de Janeiro RJ - Fundado o Centro de Artes Hélio Oiticica, pela Secretaria Municipal de Cultura

Atividade  Ig  2ºFase Exposicao-de-helio-oiticica-sera-reaberta-depois-de-pagamento-de-267-mil-pela-prefeitura-756421118

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Atividade  Ig  2ºFase Empty Re: Atividade Ig 2ºFase

Mensagem por Professor Cesar Seg Out 25, 2010 8:49 pm

CaesarXcz escreveu:
Ig14_3A2S2 escreveu:Hélio Oiticica:
Nascimento/Morte
1937 - Rio de Janeiro RJ - 26 de julho
1980 - Rio de Janeiro RJ - 22 de março

Vida Familiar
Filho do fotógrafo, pintor, professor e entomologista José Oiticica Filho (1906 - 1964)
Irmão do pintor e arquiteto César Oiticica (1939)

Foi um dos mais criativos artistas plásticos brasileiros. A síntese de sua obra são seus belos "Parangolés" (1964): capas, estandartes ou bandeiras coloridas de algodão ou náilon com poemas em tinta sobre o tecido a serem vestidas ou carregadas pelo ator/espectador, que passa a perceber seu corpo transformado em dança.

Hélio Oiticica é um artista cuja produção se destaca pelo caráter experimental e inovador. Seus experimentos, que pressupõem uma ativa participação do público, são, em grande parte, acompanhados de elaborações teóricas, comumente com a presença de textos, comentários e poemas

Com as Invenções, de 1959, o artista marca o início da transição da tela para o espaço ambiental, o que ocorre nesse ano com os Bilaterais - chapas monocromáticas pintadas com têmpera ou óleo e suspensas por fios de nylon - e os Relevos Espaciais, suas primeiras obras tridimensionais

Formação/Cronologia
Artista performático, pintor, escultor

1937/1947 - Rio de Janeiro RJ - É educado pela mãe, Angela Oiticica, até os 10 anos, pois seu pai é contra o sistema educacional vigente
1947/1950 - Washington (Estados Unidos) - Freqüenta a Thompson School
1954 - Rio de Janeiro RJ - Estuda pintura com Ivan Serpa (1923 - 1973) no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM/RJ
1961 - Rio de Janeiro RJ - Projeto Cães de Caça (maquete), no MAM/RJ. O projeto compreende cinco penetráveis, o Poema Enterrado de Ferreira Gullar (1930) e o Teatro Integral de Reynaldo Jardim (1926)
1965/1967 - Rio de Janeiro RJ - Trabalha como telegrafista na Companhia de Rádio Internacional do Brasil
1968 - Rio de Janeiro RJ - Com outros artistas, faz manifestação com o estandarte Seja Marginal, Seja Herói, no Largo General Osório, em Ipanema
1968 - Rio de Janeiro RJ - Realiza no Aterro do Flamengo a manifestação coletiva Apocalipopótese, com Lygia Pape, Antonio Manuel (1947) e Rogério Duarte
1968 - Rio de Janeiro RJ - Participa como ator do filme O Câncer, de Glauber Rocha
1968 - Rio de Janeiro RJ - Coordena com Rogério Duarte o debate Loucura e Cultura, no MAM/RJ
1969 - Brighton (Inglaterra) - É artista residente na Sussex University
1970 - Nova York (Estados Unidos) - Bolsa de estudo da Fundação Guggenheim
1970 - Rio de Janeiro RJ - Realiza cenários para shows de Gal Costa, Macalé e Capinam e capas de discos
1970/1978 - Nova York (Estados Unidos) - Vive nessa cidade
1972 - Nova York (Estados Unidos) - Realiza o filme Agripina É Roma Manhattan
1972 - Nova York (Estados Unidos) - Participa do evento coletivo Latin American Fair of Opinion, na St. Clement's Church
1972 - Pamplona (Espanha) - É representado pelo artista Leandro Katz na manifestação Encontros
1974 - Nova York (Estados Unidos) - Julio Bressane realiza o filme Lágrima Pantera Míssil
1975 - Nova York (Estados Unidos) - Participa como ator do filme One Night on Gay Street, de Andreas Valentin
1978/1980 - Rio de Janeiro RJ - Vive nessa cidade
1978 - Rio de Janeiro RJ - Participa como ator do filme Dr. Dionélio, de Ivan Cardoso
1978 - Rio de Janeiro RJ - Realiza o penetrável Tenda-Luz para o filme Gigante da América, de Julio Bressane
1978 - São Paulo SP - Participa do evento Mitos Vadios, organizado por Ivald Granato (1949), em um estacionamento da Rua Augusta. Escreve para o evento o texto Delirium Ambulatorium e realiza performance com o mesmo nome
1979 - Rio de Janeiro RJ - Participa como ator do filme O Segredo da Múmia, de Ivan Cardoso
1979 - Rio de Janeiro RJ - Participa como ator do filme Uma Vez Flamengo, de Ricardo Solberg
1979 - Rio de Janeiro RJ - Realiza o evento Kleemania, para o qual convida vários artistas, no Bairro do Caju
1979 - Rio de Janeiro RJ - Apresenta no Hotel Méridien o Penetrável Rijanviera PN27
1979 - Rio de Janeiro RJ - Ivan Cardoso realiza o filme HO
1980 - Rio de Janeiro RJ - Realiza o evento Esquenta pro Carnaval, no Morro da Mangueira
1981 - Rio de Janeiro RJ - Criado o Projeto Hélio Oiticica, destinado a preservar a obra do artista
1987 - Nova York (Estados Unidos) - Marcos Bonisson e Tavinho Paes realizam o vídeo H. O. N. Y.
1987 - Rio de Janeiro RJ - Belisário França realiza o vídeo Lygia Clark e Hélio Oiticica
1990 - Rio de Janeiro RJ - César Oiticica Filho e Andreas Valentin realizam o vídeo Hélio Mangueira Oiticica
1996 - Rio de Janeiro RJ - Fundado o Centro de Artes Hélio Oiticica, pela Secretaria Municipal de Cultura

Atividade  Ig  2ºFase Exposicao-de-helio-oiticica-sera-reaberta-depois-de-pagamento-de-267-mil-pela-prefeitura-756421118

Destaque....
por ter postado a cronologia.
Foi uma boa idéia mesmo, o que faz eu clicar no ícone que aumenta a reputação.

Ganhou bônus também.
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Atividade  Ig  2ºFase Empty Atividade Ig 2ºFase - Arte africana

Mensagem por Convidad Ter Out 26, 2010 6:57 pm

A arte africana é um conjunto de manifestações artísticas produzidas pelos povos da África subsaariana ao longo da história.
A arte africana exprime usos e costumes das tribos africanas.
É uma arte extremamente voltada ao espírito religioso, característica marcante dos povos africanos.
A escultura foi amplamente usada pelos artistas africanos utilizando o ouro, bronze, marfim e a madeira.
As máscaras sempre foram protagonistas indiscutíveis da arte africana.
Para os africanos, a máscara representava um disfarce místico com o qual poderiam absorver forças mágicas dos espíritos e assim utilizá-las na cura de doentes, em rituais fúnebres, cerimônias de iniciação, casamentos e nascimentos
O material mais utilizado é a madeira, embora existam também peças singulares de marfim, bronze e terracota.

Antes de começar a entalhar, o artesão realiza uma série de rituais no bosque, onde normalmente desenvolve o trabalho, longe da aldeia e usando ele próprio uma máscara no rosto.
Pablo Picasso, por volta de 1905, tomou conhecimento da arte africana - e aí surgiu nitidamente a inspiração para o movimento cubista.

Um exemplo dessa influencia é o importante quadro "Les Demoiselles D'avignon".

História e características da arte africana:

O continente africano acolhe uma grande variedade de culturas, caracterizadas cada uma delas por um idioma próprio, tradições e formas artísticas características. O deserto do Saara atuou e continua atuando como uma barreira natural entre o norte da África e o resto do continente. Os registros históricos e artísticos demonstram indícios que confirmam uma série de influências entre as duas zonas. Estas trocas culturais foram facilitadas pelas rotas de comércio que atravessam a África desde a antiguidade.
Podemos identificar atualmente, na região sul do Saara, características da arte islâmica, assim como formas arquitetônicas de influência norte-africana. Pesquisas arqueológicas demonstram uma forte influência cultural e artística do Egito Antigo nas civilizações africanas do sul do Saara.
A arte africana é um reflexo fiel das ricas histórias, mitos, crenças e filosofia dos habitantes deste enorme continente. A riqueza desta arte tem fornecido matéria-prima e inspiração para vários movimentos artísticos contemporâneos da América e da Europa. Artistas do século XX admiraram a importância da abstração e do naturalismo na arte africana.

A história da arte africana remonta o período pré-histórico. As formas artísticas mais antigas são as pinturas e gravações em pedra de Tassili e Ennedi, na região do Saara (6000 AC ao século I da nossa era).
Outros exemplos da arte primitiva africana são as esculturas modeladas em argila dos artistas da cultura Nok (norte da Nigéria), feitas entre 500 AC e 200 DC. Destacam-se também os trabalhos decorativos de bronze de Igbo-Ukwu (séculos IX e X) e as magníficas esculturas em bronze e terracota de Ifé (do século XII al XV). Estas últimas mostram a habilidade técnica e estão representadas de forma tão naturalista que, até pouco tempo atrás, acreditava-se ter inspirações na arte da Grécia Antiga.
Os povos africanos faziam seus objetos de arte utilizando diversos elementos da natureza. Faziam esculturas de marfim, máscaras entalhadas em madeira e ornamentos em ouro e bronze. Os temas retratados nas obras de arte remetem ao cotidiano, a religião e aos aspectos naturais da região. Desta forma, esculpiam e pintavam mitos, animais da floresta, cenas das tradições, personagens do cotidiano etc.

Chegada ao Brasil
A arte africana chegou ao Brasil através dos escravos, que foram trazidos para cá pelos portugueses durante os períodos colonial e imperial. Em muitos casos, os elementos artísticos africanos fundiram-se com os indígenas e portugueses, para gerar novos componentes artísticos de uma magnifíca arte afro-brasileira.

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Atividade  Ig  2ºFase Empty Atividade Ig 2ºFase - Momix

Mensagem por Convidad Sex Nov 05, 2010 6:51 pm

Criado há três décadas, o Momix é conhecido mundialmente por realizar performances consideradas de vanguarda, nas quais cada integrante do elenco tem de se desdobrar e, mais que dançar ou atuar, em alguns casos, eles são até mesmo ilusionistas.

Momix é uma companhia de dança dos Estados Unidos da América, criada em 1981 e até hoje em atividade. Além da dança, ela mescla técnicas circenses e desenhos de luzes, criando uma atmosfera surrealista atrelada ao corpo humano. Seu fundador, diretor artístico e coreógrafo é Moses Pendleton, um dos mais renomados profissionais estadunidenses.

É composta por bailarinos, acrobatas e ilusionistas de vanguarda, que utilizam luz, sombra, cenários, acessórios e bom humor nas suas apresentações.

Sob a direção de seu fundador, Moses Pendleton, MOMIX tem actuado por todo os Estados Unidos, Canadá, Portugal, Espanha, Grécia, Itália, França, Alemanha, Rússia, Dinamarca, Inglaterra, Áustria, Irlanda, Holanda, Argentina, México, Brasil, Chile, Japão, Taiwan, Cingapura, Austrália e Nova Zelândia. A empresa está sediada em Washington, Connecticut.

MOMIX fez cinco características de televisão italiano RAI transmitiu para 55 países (incluindo a URSS e China) e se apresentou em Antenne II na França. MOMIX também foi destaque em PBS "Dance in America" da série. dançarinos MOMIX Cynthia Quinn e Karl Baumann desempenhou o papel de "Bluey" no filme "FX II", sob a direção de Moses Pendleton.

A empresa é destaque em um disco laser Decca Records, aparecendo com Charles Dutoit ea Orquestra Sinfónica de Montreal no filme Rhombus Media de Modest Mussorgsky, "Quadros de uma Exposição", vencedor de um Emmy Internacional de Boas Artes Performáticas Especial.

MOMIX é destaque em um dos primeiros filmes em IMAX 3-D, "Imagine", que estreou no Taejon Expo 93 e foi posteriormente lançado em cinemas IMAX em todo o mundo. Em 2004, "White Widow", co-coreografado por Pendleton e Quinn Cynthia, foi destaque no filme de Robert Altman, "The Company".

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Mensagem por Professor Cesar Sáb Nov 06, 2010 2:17 pm

"Nota...
vocês tiram.
Bônus...
eu distribuo".

"Quando eu quero,
eu distribuo.
Isto é simples, e não sei porque alguns não entendem".

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Atividade  Ig  2ºFase Empty Atividade Ig 2ºFase - Art' n Oriente - Dubai

Mensagem por Convidad Ter Nov 09, 2010 7:41 pm

Dubai (em língua árabe: دبيّ) é o segundo maior emirado dos Emirados Árabes Unidos, e é também o nome da cidade sua capital. Tem cerca de 1.570.000 habitantes. Pertenceu a Abu Dhabi até 1833. Diz-se que Dubai possui 30% dos guindastes de construção do mundo. Já em 2007, o setor do petróleo representava pouco mais de 5% da economia do emirado enquanto o turismo, o setor mais atuante, era responsável 33%. Crescimento do PIB em torno de 19% (mais que o dobro da China).

Dubai está situado na costa do Golfo Pérsico, no noroeste dos Emirados Árabes Unidos. A cidade é a capital do emirado de mesmo nome e é por vezes referido como Dubai City. Dubai tem a maior população e é o segundo maior emirado por área, depois de Abu Dhabi. O emirado Dubai abrange cerca de 3.900 quilómetros quadrados, enquanto a cidade em si tem cerca de 35 quilómetros quadrados. Dubai tem fronteiras com o sul em Abu Dhabi, Sharjah, no nordeste, e o Sultanato de Omã no sudeste. Dubai é um dos sete Emirados que compõem os Emirados Árabes Unidos (EAU), sobre o Golfo Pérsico. A capital do emirado é chamada de "Dubai City" para diferenciá-la do emirado. Dubai é distinta da dos outros membros da EAU, em que as receitas do petróleo, que representam apenas 6% do seu produto interno bruto. A maioria das receitas são provenientes do turismo.

Dubai tornou-se um local mundialmente famoso através de projectos imobiliários inovadores, eventos desportivos, conferências e recordes do Guinness. No entanto, este aumento da atenção, coincidindo com o seu aparecimento como um núcleo do mundo empresarial. Sol, compras, praias, desportos e segurança - cinco dos principais ingredientes que têm merecido uma crescente reputação ao Dubai como um dos mais atraentes destinos de lazer do mundo, e em mais rápido desenvolvimento.

Originalmente uma aldeia de pescadores e coletores de pérolas existente há séculos na baía da Dubai, a cidade moderna data da década de 1830, quando a tribo Bani Yas, da família dos Al-Maktoum ali se instalou e recusou obediência a Abu Dhabi. Os xeiques seguintes estimularam os contatos com os povos estrangeiros, especialmente britânicos, enquanto o Dubai se tornava um porto de grande escala.

População
A população nativa de Dubai é minoritária. Mais de três quartos dos habitantes da cidade são originários de outros países, em especial, do sul da Ásia e das Filipinas.

O idioma oficial é o árabe. O inglês é ensinado nas escolas e amplamente utilizado.

A religião oficial é o Islam, havendo também templos hindus e cristãos.

Gastronomia

Encontram-se mostras das finas cozinhas do Médio Oriente aos apimentados pratos indianos; da cozinha francesa à quente cozinha tailandesa, da elegante cozinha irlandesa ao fast food americano. Ruas e ruelas desembocam em restaurantes, cafés, fast foods e distribuidores de shawarma (carne de galinha ou carneiro cortada, grelhada e embrulhada no pão árabe). Os restaurantes não servem bebidas alcoólicas, e estas são caras, muito caras. Para se ter uma ideia, uma latinha de cerveja custa o equivalente a 10 €.

Economia
Ao contrário dos demais Emirados Árabes Unidos, a economia do Dubai não se baseia primordialmente na exploração do petróleo. Apenas 5.1% da renda do emirado era obtida dessa fonte em 2006. A maior parte dos recursos provem da Zona Franca Jebel Ali, onde se localiza o porto do Dubai (o 13° mais movimentado do mundo) e empresas multinacionais que gozam de vantajosas isenções comerciais e fiscais. As atividades relacionadas ao turismo também têm aumentado sua participação na economia. Os dados mais atualizados dizem que um terço das gruas do mundo estão em Dubai.

Aspecto de Dubai - a avenida Sheikh Zayed Road a noite

Transportes
Dubai é servida pelo Aeroporto Internacional de Dubai. A cidade esta construindo um novo aeroporto, o Jebel Ali International Airport (JXB), planejado para ser o maior do mundo com capacidade para 120 milhões de passageiros por ano. Atualmente colocaram a disposição táxis de cor rosa e com motoristas mulheres para servirem somente ao transporte de mulheres e famílias.

Grandes obras e atrações turísticas
Dubai é famosa por suas obras grandiosas e de forte apelo turístico. Dentre elas, podemos destacar as Palm Islands, o arquipélago The World e o edifício Burj Dubai.

Burj Dubai deverá incluir 30 mil residências, nove hotéis, dezenove torres residenciais e doze hectares ao redor. Quando completa, a torre vai cobrir uma área total de dois milhões de m² de desenvolvimento.

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Atividade  Ig  2ºFase Empty Atividade Ig - 2ºfase - Pintura Mural

Mensagem por Convidad Sex Nov 12, 2010 7:04 pm

O termo refere-se à pintura mexicana da primeira metade do século XX, de feitio realista e caráter monumental. A adesão dos pintores aos murais de grandes dimensões liga-se diretamente ao contexto social e político do país, marcado pela Revolução Mexicana de 1910-1920. Após 30 anos de ditadura militar, o movimento revolucionário - ancorado na aliança entre camponeses e setores urbanos, entre eles, intelectuais e artistas - projeta uma nação moderna e democrática, cujos alicerces repousam no legado das antigas civilizações pré-colombianas e na instituição de um Ministério da Cultura, dirigido pelo escritor José Vasconcelos. A política cultural do novo ministério tem como eixos o combate ao analfabetismo e a renovação cultural. O programa de pinturas de murais, narrando a história do país e exaltando o fervor revolucionário do povo, adquire lugar destacado no projeto educativo e cultural do período. Nos termos de Diego Rivera (1886-1957), um dos principais expoentes do muralismo mexicano, a arte "é uma arma", um instrumento revolucionário de luta contra a opressão. Os muralistas retomam de perto a produção gráfica de José Guadalupe Posada (1852-1913), engajada na crítica à ditadura militar de Porfírio Días (1876-1911).

A técnica de uso mais generalizado é a do afresco, que consiste na aplicação de pigmentos de cores diferentes, diluídos em água, sobre argamassa ainda úmida.

O muralismo foi cultivado nas civilizações grega e romana, embora destes tenham restado poucos exemplares, entre os quais se destacam os encontrados nas ruínas de Pompéia e Herculano. A técnica também foi muito empregada na Índia nos murais das cavernas de Ajanta, e na China da dinastia Ming.

No século XIII, os trabalhos de Giotto deram extraordinário impulso à pintura mural e, a partir de então, surgiram grandes mestres dessa técnica. No Renascimento, foram criadas algumas obras-primas do muralismo, como os afrescos da capela Sistina, por Michelangelo, e a "Última ceia", de Leonardo da Vinci. Após o Renascimento, com o interesse progressivo por tapeçarias e vitrais para uso na decoração de interiores, a pintura mural entrou em decadência no Ocidente.

No século XX, a pintura mural ressurgiu, com todo vigor, em três fases principais: um gênero mais expressionista e abstrato que surgiu a partir de grupos cubistas e fauvistas, em Paris, e se manifestou nos trabalhos de Picasso, Matisse, Léger, Miró e Chagall; outro que se manifestou a partir do movimento revolucionário mexicano; e um movimento mural de curta duração, na década de 1930, nos Estados Unidos.

No México, a tradição milenar da pintura mural, também praticada por algumas culturas pré-colombianas, ressurgiu nas primeiras décadas do século XX, coincidindo com o movimento revolucionário. Os artistas da época viram no muralismo o melhor caminho para plasmar suas idéias sobre uma arte nacional popular e engajada.

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Atividade  Ig  2ºFase Empty Atividade Ig - 2ºfase - Grafitte x Pixação

Mensagem por Convidad Sex Nov 12, 2010 7:35 pm

A história da pichação começa com as gangues de Nova York na decada de 70 e 80. Podia ser apenas uma brincadeira visando fazer um nome ou uma ameaça a gangues rivais, como que uma demarcação de territórios da cidade. Logo jovens rebeldes de todo o mundo passaram à seguir esta
está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas.
O grafite foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Os brasileiros por sua vez não se contentaram com o grafite norte-americano, então começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro, o estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo.

Muitas polêmicas giram em torno desse movimento artístico, pois de um lado o grafite é desempenhado com qualidade artística, e do outro não passa de poluição visual e vandalismo. A pichação ou vandalismo é caracterizado pelo ato de escrever em muros, edifícios, monumentos e vias públicas. Os materiais utilizados pelos grafiteiros vão desde tradicionais latas de spray até o látex.

Principais termos e gírias utilizadas nessa arte;

• Grafiteiro/writter: o artista que pinta.
• Bite: imitar o estilo de outro grafiteiro.
• Crew: é um conjunto de grafiteiros que se reúnem para pintar juntos.
• Tag: é assinatura de grafiteiro.
• Toy: é o grafiteiro iniciante.
• Spot: lugar onde é praticada a arte do grafitismo.


grafite=Grafite ou Graffiti (do italiano graffiti, plural de graffito) significa "marca ou inscrição feita em um muro", e é o nome dado às inscrições feitas em paredes desde o Império Romano.
Graffiti é a designação para a pinturas feitas em muros e paredes na rua. O graffiti salta aos olhos nos grandes centros urbanos. É considerado por muitos como um acto de vandalismo, uma vêz que suja as paredes de inúmeros edíficios, muitas vezes edíficações históricas. Muitas vezes confundidas como pixações que só tem a intenção de danificar muros, "marcar territórios" de gangues, fazer protestos e até declarar uma frase para uma pessoa o graffiti é diferente disso pois seu objetivo é expor desenhos como se fossem pinturas onde o quadro é a paredes. O graffiti está ligado a movimentos como o movimento hip-hop. Enquanto para as mentes manipuladoras tentam passar a imagem de que os seguidores desses movimentos tentam mascarar impulsos de vandalismo com discursos de vitimização, na realidade esta expressão legítima é utilizada como veículo para se revelar realidades oprimidas, realidades essas sem força perante pressões governamentais por vias polícas. Desta forma, o que é vandalismo para muitos é um considerável instrumento de protesto contra as condições das classes menos previlegiadas para outros que nesta expressão encontram forma de obrigar a cidade a contemplar a sua miséria.

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Atividade  Ig  2ºFase Empty Atividade Ig - 2ºfase - Michelangelo -

Mensagem por Convidad Ter Nov 23, 2010 7:41 pm

Miguel Ângelo di Lodovico Buonarroti Simoni, nasceu na cidade de Capresse, Itália, no dia 6 de março de 1475. Porém, o artista passou parte de sua infância e adolescência na cidade de Florença.

Biografia e obras

Como grande parte dos pintores e escultores da época, Michelangelo começou a carreira artística sendo aprendiz de um grande mestre das artes. Seu mestre, que lhe ensinou as técnicas artísticas, foi Domenico Girlandaio. Após observar o talento do jovem aprendiz, Girlandaio encaminhou-o para a cidade de Florença, para aprender com Lorenzo de Médici. Na Escola de Lorenzo de Medici, Michelangelo permaneceu por 2 anos (1490 a 1492). Em Florença, recebeu influências artísticas de vários pintores, escultores e intelectuais da época, já que a cidade era um grande centro de produção cultural.

Foi morar em 1492 na cidade italiana de Bolonha, logo após a morte de Lorenzo. Ficou nesta cidade por 4 anos, já que em 1496 recebeu um convite do cardeal San Giorgio para morar em Roma. San Giorgio tinha ficado admirado com a escultura em mármore Cupido, que havia comprado do artista. Nesta época, criou duas importantes obras, com grande influência da cultura greco-romana: Pietá e Baco. Ao retornar para a cidade de Florença, em 1501, cria duas outras obras importantes: Davi (veja imagem acima) e a pintura a Sagrada Família.

No ano de 1503, o artista recebeu um novo convite vindo de Roma, de Júlio II. Foi convocado para fazer o túmulo papal, obra que nunca terminou, pois constantemente era interrompido por outros chamados e tarefas. Entre os anos de 1508 e 1512 pintou o teto da Capela Sistina no Vaticano, sendo por isso comissionado por Leão X (veja abaixo a definição de mecenas). Neste período também trabalhou na reconstrução do interior da Igreja de São Lourenço em Florença.

Entre os anos de 1534 e 1541, trabalhou na pintura O Último Julgamento, na janela do altar da capela Sistina. Em 1547 foi indicado como o arquiteto oficial da Basílica de São Pedro no Vaticano.

Morreu em 18 de fevereiro de 1564, aos 89 anos de idade na cidade de Roma. Até os dias de hoje é considerados um dos mais talentosos artistas plásticos de todos os tempos, junto com outros de sua época como, por exemplo, Leonardo da Vinci, Rafael Sanzio, Donatello e Giotto di Bondone.

* Mecenas = pessoas ricas e poderosas da época que investiam nas artes como forma de conseguir reconhecimento e status perante a sociedade. Geralmente eram príncipes, burgueses, bispos, condes e duques. Foram importantes para o desenvolvimento das artes plásticas e da literatura na época do Renascimento Cultural, pois injetaram capital nesta área. A burguesia, classe social em ascensão e que lucrava muito com seu trabalho voltado para o comércio, viu no mecenato uma forma de alcançar o status da nobreza.

Relação das principais obras de Michelangelo:

- Afrescos do teto da Capela Sistina

- A criação de Adão

- Julgamento Final

- Martírio de São Pedro

- Conversão de São Paulo

- Cúpula da Basílica de São Pedro

- Esculturas: Davi, Leda, Moisés e Pietá

- Retratos da família Médici

- Livro de poesias : Coletânea de Rimas

- A Madona dos degraus (relevo)

Pietà : uma das mais importantes esculturas de Michelangelo

Michelangelo foi escultor, arquiteto e poeta italiano. Nasceu em Caprese, Itália, em 6 de março de 1475 e morreu em Roma, em 18 de fevereiro de 1564.

Em 1488, entra para a academia do pintor Ghirlandaio, em Florença. Gênio criador, mestre de sua geração e um talento de renome universal, é considerado o mais ilustre representante do movimento Renascença Italiana. Fez os
afrescos da Capela Sistina. Seu trabalho mais famoso em escultura é "David" - a partir dai é chamado para decorar juntamente com Leonardo da Vinci, a sala do Grande Conselho, em Florença.

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Atividade  Ig  2ºFase Empty Re: Atividade Ig 2ºFase

Mensagem por Professor Cesar Ter Nov 23, 2010 9:14 pm

Valeu,
está indo bem.
Bônus. Like a Star @ heaven king
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Atividade  Ig  2ºFase Empty Ig14 Atividade - Retrospectiva Art'n 2010

Mensagem por Convidad Sex Dez 03, 2010 9:56 pm

Vimos uma grande variedade de modelos e formas de outros tipos de art, na qual inspiraram a mim e a outros, para tanto criarmos quanto personalizarmos nossos desenhos.
Uma enorme variedade e noção de um mundo interessante e produtivo que é.
A arte sendo qual for sua nacionalidade, cultura ou obejetivo, produz se através dela o semtimento, sentido e visão de algo a ser relaizado ou sonhado.
Para mim, não a coisa tão boa o quanto ela represente para poder demonstrar meus sentimentos, visão e criatividade para tudo que for ser a realizado tanto para me insentivar como gostar.
Enfim, algo bom de significativo prazer e expressamento.

Dando início ao grande arsenal de produção artística de ótima qualidade e efeito.

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Atividade  Ig  2ºFase Empty Ig14 Atividade - Retrospectiva 2010 Art - 1ºfase

Mensagem por Convidad Sáb Dez 04, 2010 1:48 pm

Nessa atividade, usamos uma trajetória de nossas vidas no meio da arte até hoje, nossos desenhos melhorando aos poucos, suas técnicas mais ousadas e melhor efeito dado a elas.

Dando início a 1ºfase, o nosso dna da art foi criado para uma fase experimental.

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Atividade  Ig  2ºFase Empty Ig14 Atividade - Retrospectiva 2010 Art - 1ºfase

Mensagem por Convidad Sáb Dez 04, 2010 2:26 pm

Logo Marca:

Aqui usamos nosso símbolo, logo marca, para nos representar na art.
Criei um símbolo para além de me representar, ser algo diferente do ja existente, gerando um novo conceito de arte própria.
Podendo ou não representa-lo. deixarei sua características:
-forma exótica
-perfil personalizado
-design fora do comum
-junção de vários de tipos de art
Ele representa, minha forma de pessar, algo álém do que posso ir, intenção de simplicidade em algo fora do "normal".

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Atividade  Ig  2ºFase Empty Ig14 Atividade - Retrospectiva 2010 Art - 1ºfase - cultura visual

Mensagem por Convidad Sáb Dez 04, 2010 2:43 pm

história da arte e antropologia, enfocando aspectos da cultura que se apóiem em imagens visuais. Entre os teóricos dos estudos culturais que trabalham com a cultura contemporânea, isto freqüentemente se sobrepõe à filmologia e aos estudos sobre televisão, embora também possa incluir o estudo de vídeo-games, HQs, mídia artística tradicional, publicidade, a internet e qualquer outro meio que possua um componente visual crucial.

Trabalhos pioneiros em cultura visual foram produzidos por John Berger (Ways of Seeing, 1972) e Laura Mulvey (Visual Pleasure and Narrative Cinema, 1975).

Grandes obras sobre cultura visual foram criadas por W. J. T. Mitchell, particularmente em seus livros Iconology e Picture Theory. Outros autores importantes para a cultura visual incluem Stuart Hall e Slavoj Zizek. Outros trabalhos têm sido produzidos por Lisa Cartwright, Margarita Dikovitskaya, Chris Jencks, Nicholas Mirzoeff e Gail Finney. Estudos de cultura visual têm se tornado crescentemente importantes em estudos religiosos através do trabalho de David Morgan, Sally Promey, Jeffrey Hamburger e S. Brent Plate.

Na virada da década de 1980 dá-se não só a convergência de várias abordagens, interesses e disciplinas em torno do campo comum da visualidade, como também uma percepção cada vez mais ampliada, inclusive fora dos limites acadêmicos, da importância dominante da dimensão visual na contemporaneidade. A difusão da comunicação eletrônica e a popularização da imagem virtual obrigam à procura de novos parâmetros e instrumentos de análise, que articulam os esforços da Sociologia, Antropologia, Filosofia, Semiótica, Psicologia e Psicanálise, Comunicação, Cibernética, Ciências da Cognição. Qualquer que seja sua proveniência: Antropo logia, Sociologia, Estudos Culturais e de mídia, cultura visual, interação simbólica, fotografia/filme documental, tecnologia da informação, alfabetização visual, inteligência visual, estudos de comunicação.

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Atividade  Ig  2ºFase Empty Ig14 Atividade - Retrospectiva 2010 Art - 1ºfase - Midiatrix

Mensagem por Convidad Sáb Dez 04, 2010 3:05 pm

Imagine um mundo onde tudo aquilo que você vê e ouve é filtrado pela televisão. Imagine um mundo onde aquilo que você conhece por realidade é uma narrativa construída por pessoas que não tem a mínima idéia de quem sejam. Imagine um mundo onde a verdade é um mistério que só pode ser acessado por uns poucos iniciados. Este mundo é Midiatrix e já pode ser conhecido através do Youtube. Ao final, uma revelação incrível serve como advertência para os riscos que esse mundo representa. Você pode se transformar em algo que não vai gostar.

Qualificar a mídia como a fonte alienadora é apenas uma parcela da realidade, tanto que nos tempos passados, havia o rádio que influenciava menos e ainda assim o homem era alienado, antes os jornais para os que sabiam ler, líderes políticos e religiosos, e o homem sempre alienado. De modo que ninguém ainda deixou a sua Matrix por um fato simples, ninguém ultrapassou os limites do próprio corpo, das ilusões que o cérebro nos impõe. Por isso, realidades como a Relatividades e Mecânica Quântica são tão estranhas pois nossos sentidos e cérebro não percebem tais realidades em tempo real.

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Atividade  Ig  2ºFase Empty Ig14 Atividade - Retrospectiva 2010 Art - 1ºfase - Persuasão através da art

Mensagem por Convidad Sáb Dez 04, 2010 3:23 pm

Etimologicamente vem de "persuadere", "per + suadere". O prefixo "per" significa de modo completo, "suadere" = aconselhar (não impor). É o emprego de argumentos, legítimos e não legítimos, com o propósito de se conseguir que outros indivíduos adotem certas linhas de conduta, teorias ou crenças. Diz-se também que é a arte de "captar as mentes dos homens através das palavras".

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Atividade  Ig  2ºFase Empty Ig14 Atividade - Retrospectiva 2010 Art - 1ºfase - marcas obscuras

Mensagem por Convidad Sáb Dez 04, 2010 3:32 pm

O símbolo da Pepsi, representado pelo globo, teve sua origem na década de 40, durante a Segunda Guerra Mundial, como uma forma de apoio e patriotismo. O refrigerante lançou na época uma nova tampa em edição especial, que trazia escrito o nome Pepsi-Cola em fonte curvilínea em cor vermelha, sobre um fundo vermelho, branco e azul (cores da bandeira americana), numa representação ondulada.

Muitos foram os comerciais lançados entre as duas companhias num intuito de comparação e glorificação das marcas. A Pepsi, nesta guerra lançou, além das propagandas do final da década de 70 e das que foram apresentadas pelo ator Gabe Kaplan de 1980 a 1983, os seguintes comerciais de com o enredo principal “Pepsi vs Coca-Cola:

1985 ─ “Archaeology” ─ Sinopse: Num futuro distante, o professor e seus alunos estudam as ruínas da nossa civilização.
1985 ─ “Back in Time”. ─ Sinopse: Três cientistas realizam a viagem no tempo, só que por descuido um deles é enviado no ano em que a Coca-Cola foi lançada.
1985 ─ “They changed my Coke” ─ Três idosos comentam que as coisas não são mais como eram.
199? ─ “Test Evolution With Chimps” ─ Sinopse: Acontece um teste envolvendo dois macacos, cada um tomando uma das marcas.
199? ─ “Test in Natural Habitat” ─ Sinopse: Seqüência do comercial “Test Evolution With Chimps”, novamente abordando experimento com macacos.
199? ─ “Truck” ─ Sinopse: Dois motoristas de caminhão, um de cada empresa, se encontram no trânsito.
1995 ─ “Sucked In” ─ Sinopse: Para conseguir apertar o botão da máquina e pegar uma Pepsi, menino sobe em duas latas de Coca-Cola.
1995 ─ “Diner” ─ Sinopse: Funcionários das duas empresas se encontram em uma lanchonete após o trabalho. Trilha Sonora da banda "The Youngbloods" com a música "Get Together".
1996 ─ “Security Camera” ─ Sinopse: Funcionário deixa cair latas de Pepsi.
1997 ─ “Dancing Bears” ─ Sinopse: Ursos pardos dançando a música Y.M.C.A. de Village People (referência ao urso branco da concorrente).
1999 ─ “Godfather” ─ Sinopse: Com Hallie Kate Eisenberg. Menina encarna personagem do filme “O Poderoso Chefão”, quando lhe é oferecida outra bebida.
2000 ─ “Einstein's choice” ─ Sinopse: Albert Einstein faz um questionamento para saber qual o melhor refrigerante.
200? ─ “Jimi Hendrix” ─ Sinopse: As escolhas influenciam no futuro.
2006 ─ “Kung-Fu Can” ─ Sinopse: Com Jackie Chan. Sinopse: A lata de Diet Pepsi é a estrela do filme e parceira de Jackie Chan e a lata de Coca-Cola é a duble, que está nas piores cenas.
2006 ─ “Comprovado pelo macaco” ─ Sinopse: Comercial da Pepsi Twist. Um macaco decide se prefere um cacho de banana vazio ou com três bananas, o macaco acaba escolhendo o cacho com 3 bananas, e o locutor fala: -“comprovado pelo macaco: três é melhor que zero”.

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Atividade  Ig  2ºFase Empty Ig14 Atividade - Retrospectiva 2010 Art - 1ºfase - Perigo prova

Mensagem por Convidad Sáb Dez 04, 2010 4:14 pm

Alerta para a prova: test final 1ºfase.
Finalizando uma etapade ótimas atividades, de grande criatividade e qualidade.

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Atividade  Ig  2ºFase Empty Ig14 Atividade - Retrospectiva 2010 Art - 1ºfase - Perigo prova

Mensagem por Convidad Sáb Dez 04, 2010 4:17 pm

Ig14_3A2S2 escreveu:Alerta para a prova: test final 1ºfase.
Finalizando uma etapade ótimas atividades, de grande criatividade e qualidade.
Atividade  Ig  2ºFase Extreme-pain-skull-danger

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Atividade  Ig  2ºFase Empty Ig14 Atividade - Retrospectiva 2010 Art - 2ºfase- introdução

Mensagem por Convidad Sáb Dez 04, 2010 4:44 pm

Início de um novo período de atividades que vão ser tão boas quanto as que ja foram.
Com conceitos e modos ireais e bem produzidos.Atividade  Ig  2ºFase Cg-surrealismo-1

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Atividade  Ig  2ºFase Empty Ig14 Atividade - Retrospectiva 2010 Art - 1ºfase - test final

Mensagem por Convidad Sáb Dez 04, 2010 4:47 pm

prova: test final 1ºfase.
Finalizando uma etapade ótimas atividades, de grande criatividade e qualidade.Atividade  Ig  2ºFase Extreme-pain-skull-danger

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Atividade  Ig  2ºFase Empty Ig14 Atividade - Retrospectiva 2010 Art - 2ºfase- Hélio Oiticica

Mensagem por Convidad Sáb Dez 04, 2010 4:57 pm

É considerado por muitos um dos artistas mais revolucionários de seu tempo e sua obra experimental e inovadora é reconhecida internacionalmente.[1] Neto de José Oiticica, anarquista, professor e filólogo brasileiro, autor do livro O anarquismo ao alcance de todos (1945).

Nascimento/Morte
1937 - Rio de Janeiro RJ - 26 de julho
1980 - Rio de Janeiro RJ - 22 de março

Vida Familiar
Filho do fotógrafo, pintor, professor e entomologista José Oiticica Filho (1906 - 1964)
Irmão do pintor e arquiteto César Oiticica (1939)

Formação/Cronologia
Artista performático, pintor, escultor

1937/1947 - Rio de Janeiro RJ - É educado pela mãe, Angela Oiticica, até os 10 anos, pois seu pai é contra o sistema educacional vigente
1947/1950 - Washington (Estados Unidos) - Freqüenta a Thompson School
1954 - Rio de Janeiro RJ - Estuda pintura com Ivan Serpa (1923 - 1973) no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM/RJ
1961 - Rio de Janeiro RJ - Projeto Cães de Caça (maquete), no MAM/RJ. O projeto compreende cinco penetráveis, o Poema Enterrado de Ferreira Gullar (1930) e o Teatro Integral de Reynaldo Jardim (1926)
1965/1967 - Rio de Janeiro RJ - Trabalha como telegrafista na Companhia de Rádio Internacional do Brasil
1968 - Rio de Janeiro RJ - Com outros artistas, faz manifestação com o estandarte Seja Marginal, Seja Herói, no Largo General Osório, em Ipanema
1968 - Rio de Janeiro RJ - Realiza no Aterro do Flamengo a manifestação coletiva Apocalipopótese, com Lygia Pape, Antonio Manuel (1947) e Rogério Duarte
1979 - Rio de Janeiro RJ - Participa como ator do filme O Segredo da Múmia, de Ivan Cardoso
1979 - Rio de Janeiro RJ - Participa como ator do filme Uma Vez Flamengo, de Ricardo Solberg
1979 - Rio de Janeiro RJ - Realiza o evento Kleemania, para o qual convida vários artistas, no Bairro do Caju
1979 - Rio de Janeiro RJ - Apresenta no Hotel Méridien o Penetrável Rijanviera PN27
1979 - Rio de Janeiro RJ - Ivan Cardoso realiza o filme HO
1980 - Rio de Janeiro RJ - Realiza o evento Esquenta pro Carnaval, no Morro da Mangueira
1981 - Rio de Janeiro RJ - Criado o Projeto Hélio Oiticica, destinado a preservar a obra do artista
1987 - Nova York (Estados Unidos) - Marcos Bonisson e Tavinho Paes realizam o vídeo H. O. N. Y.
1987 - Rio de Janeiro RJ - Belisário França realiza o vídeo Lygia Clark e Hélio Oiticica
1990 - Rio de Janeiro RJ - César Oiticica Filho e Andreas Valentin realizam o vídeo Hélio Mangueira Oiticica
1996 - Rio de Janeiro RJ - Fundado o Centro de Artes Hélio Oiticica, pela Secretaria Municipal de Cultura


Atividade  Ig  2ºFase Images%3Fq%3Dh%25C3%25A9lio%2Boiticica%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DX%26rlz%3D1T4ADFA_pt-BRBR350BR350%26biw%3D1020%26bih%3D587%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=408&vpy=166&dur=765&hovh=198&hovw=254&tx=118&ty=72&ei=3Zv6TOWTFIO0lQeIoey0DA&oei=v5v6TLS1PIP68AaQsvnfBw&esq=2&page=2&ndsp=15&ved=1t:429,r:12,s:14

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Atividade  Ig  2ºFase Empty Ig14 Atividade - Retrospectiva 2010 Art - 2ºfase- Art Comtemporânea

Mensagem por Convidad Sáb Dez 04, 2010 5:16 pm

Arte no século XX apresenta para um observador distanciado uma sucessão algo caótica. Todos os conceitos que serviram de base à apreciação e criação das gerações anteriores foram sistematicamente postos em causa, e pouco depois acabaram por ser recusados ou ultrapassados pelos artistas. Na arte como na imaginação não existem limites, parece ser a primeira ideia que os artistas têm procurado transmitir.
Devido a essa diversidade, é difícil definir a arte contemporânea incluindo toda a arte produzida no século XX. Para alguns críticos, a característica mais importante da arte contemporânea é sua tentativa de criar pinturas e esculturas voltadas para si mesmas e, assim, distinguir-se das formas de arte anteriores, que transmitiam idéias de instituições políticas ou religiosas poderosas.
Essa atitude é, em geral, denominada como arte pela arte, um ponto de vista quase sempre interpretado como arte sem ideologia política ou religiosa.
O termo “vanguarda”, aplicado à arte contemporânea com freqüência, vem da expressão militar avant-gard — que em francês (ver Língua francesa) significa vanguarda — e sugere o que é moderno, novo, original ou avançado.
Sob outra perspectiva, porém, afirma-se que a motivação básica da arte contemporânea é criar um diálogo com a cultura popularAtividade  Ig  2ºFase Images%3Fq%3Darte%2Bcontempor%25C3%25A2nea%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DX%26rlz%3D1T4ADFA_pt-BRBR350BR350%26biw%3D1003%26bih%3D587%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=350&vpy=111&dur=281&hovh=252&hovw=200&tx=130&ty=127&ei=b6D6TJybPIa0lQfM3dCtDA&oei=TZ_6TPjOLYO88gaC2IDvBw&esq=35&page=4&ndsp=16&ved=1t:429,r:12,s:45

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Atividade  Ig  2ºFase Empty Ig14 - Atividade - Retrospectiva 2010 Art - 2ºfase- Art oriental

Mensagem por Convidad Sáb Dez 04, 2010 5:39 pm

As bases da arte japonesa

Uma série de princípios estéticos como o do miyabi (elegância refinada), mono no aware (pathos da natureza), wabi (prazer da tranqüilidade) e sabi (simplicidade elegante), às vezes de difícil compreensão no Ocidente, constituem as bases da arte japonesa, cuja característica essencial, desde os tempos mais remotos, é configurar um mundo de perfeita harmonia e serenidade.
Historicamente, o Japão esteve sujeito a súbitas invasões de idéias novas procedentes do estrangeiro, seguidas por longos períodos de contato mínimo com o mundo exterior. Ao londo do tempo, os japoneses tem desenvolvido a habilidade de absorver, imitar e acabar por assumir os elementos da cultura estrangeira que serviam para complementar suas preferências estéticas. As manifestações artísticas mais antigas que se desenvolveram no Japão datam dos séculos VII e VIII e estão relacionadas com o budismo.
Desses dois pólos da teoria artística surgiram os estilos yo-ga (pintura ao estilo ocidental) e nihonga (pintura japonesa), que seguem em vigor até hoje. A necessidade de reconstruir o Japão depois da II Guerra Mundial constituiu um forte estímulo para os arquitetos japoneses, e os edifícios modernos competem com os melhores do mundo no tocante à tecnologia (são resistentes a terremotos) e ao conceito formal. O arquiteto mais conhecido da primeira geração do pós-guerra é Kenzo Tange. Figuras posteriores, como Isozaki Arata e Tadao Ando, abordaram uma presença japonesa mais forte e significativa no panorama da arquitetura internacional.

Atividade  Ig  2ºFase Arte-a-32

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Atividade  Ig  2ºFase Empty Ig14 - Atividade - Retrospectiva 2010 Art - 2ºfase- grafite vs pixação

Mensagem por Convidad Sáb Dez 04, 2010 5:50 pm


Existe uma grande diferença entre grafite e pichação. A diferença é que grafite é considerado uma arte de rua, já a pichação não é considerada uma arte, e sim uma atitude de vandalismo. A pratica de pichar pode levar uma pessoa á cadeia durante muito tempo. A mais recente arma contra a ação dos pichadores é o artigo 65 da lei dos crimes ambientais, número 9.605/98, existente desde1998 e que estabelece punição de três meses a um ano de cadeia e pagamento de multa.

As pessoas que têm o costume de pichar, disputam com outros pichadores para saber quem picha mais alto. Daí os prédios, praças, edifícios públicos e privados ficam sujos. Uma solução criativa para evitar a pichação é transformar os muros de edifícios em telas de arte. Outra solução para acabar de vez com a pichação é levar os pichadores para conhecer a arte. Então é aí que aparece o grafite.

Os grafiteiros procuram tirar as pessoas da ´´malandragem´´ e levar pichadores para o caminho da arte.

O grafite faz tanto sucesso hoje, que até recentemente o rei da Escócia mandou seus filhos contratarem alguém para renovar a pintura do castelo e eles resolveram chamar três grafiteiros brasileiros para fazer a obra-de-arte .

O rei falou que quando eles começaram havia estranhado, pois nunca tinha visto uma arte assim tão bonita.

Também há uma diferença entre a pichação, pois ela não é respeitada por ninguém. E o grafite é respeitado porque trata-se de uma arte muito bela. Porém, mesmo que o grafite seja muito belo, tem gente que não gosta desse tipo de arte.

Atividade  Ig  2ºFase Grafitepichação_small

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