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arte biomorfica
O Biomorfismo caracteriza-se pela distorção, meramente decorativa, das formas do mundo natural, contrariando, desta forma, o Organic design, que, ao recolher informação da natureza, tenta captar a sua essência abstracta.
O Biomorfismo tem acompanhado, não só alguns estilos do século XX, como também muitos outros estilos de períodos anteriores, como por exemplo o Barroco e o Rococó.
O final do século XIX, caracterizou-se por grandes evoluções a nível da com-preensão das ciências da natureza, assim como, a passagem para o século XX foi, também, marcada por um crescente interesse na área da botânica, expresso nas formas biomórficas que os designers adoptavam, mais especifica-mente dentro da Art Nouveau.
Os motivos biomórficos utilizados, iam desde os espiralados em forma de trepadeira, formas vegetais alongadas e assimetrias, até outras formas que sugeriam uma mistura de elementos naturalistas.
Cobre, alumínio, bronze, borracha e materias diversos, formam o discurso estético nas estranhas esculturas de Pierre Matter.
Pierre Matter busca, em sua concepção, um elo entre o imaginário e o onírico, para remeter a seres mitológicos.
O Biomorfismo tem acompanhado, não só alguns estilos do século XX, como também muitos outros estilos de períodos anteriores, como por exemplo o Barroco e o Rococó.
O final do século XIX, caracterizou-se por grandes evoluções a nível da com-preensão das ciências da natureza, assim como, a passagem para o século XX foi, também, marcada por um crescente interesse na área da botânica, expresso nas formas biomórficas que os designers adoptavam, mais especifica-mente dentro da Art Nouveau.
Os motivos biomórficos utilizados, iam desde os espiralados em forma de trepadeira, formas vegetais alongadas e assimetrias, até outras formas que sugeriam uma mistura de elementos naturalistas.
Cobre, alumínio, bronze, borracha e materias diversos, formam o discurso estético nas estranhas esculturas de Pierre Matter.
Pierre Matter busca, em sua concepção, um elo entre o imaginário e o onírico, para remeter a seres mitológicos.
Arte Cinética
Outros Nomes
Cinetismo
Definição
O termo cinético está etimologicamente ligado à idéia de movimento. Na tradição artística, é possível localizá-lo, por exemplo, no Manifesto Realista de Antoine Pevsner (1886-1962) e Naum Gabo (1890-1977), em escritos de László Moholy-Nagy (1895-1946) e nas páginas da revista de arte argentina Madí (1946), ainda que saibamos ser a preocupação com o movimento nas artes visuais muito mais antiga, remontando, no limite, aos animais representados nas paredes de Lascaux. Se isso é verdade, o termo é efetivamente incorporado ao vocabulário artístico em 1955, por ocasião da exposição Le Mouvement [O Movimento], na galeria parisiense Denise René, com obras de artistas de diferentes gerações: Marcel Duchamp (1887-1968), Alexander Calder (1898-1976), Vasarely (1908), Jesus Raphael Soto (1923) Yaacov Agam (1928), Jean Tinguely (1925), Pol Bury (1922), entre outros. A especificidade da arte cinética, dizem os estudiosos, é que nela o movimento constitui o princípio de estruturação. O cinetismo rompe assim com a condição estática da pintura, apresentando a obra como um objeto móvel, que não apenas traduz ou representa o movimento, mas está em movimento. É o caso dos famosos móbiles de Calder, cujo movimento independe da posição e do olhar do observador. Construídos com peças de metal pintadas, suspensas por fios de arame, os móbiles movem-se ao sabor da aragem mais suave, produzindo efeitos mutáveis em função da luz. Ao observador cabe contemplar o movimento inscrito nas obras, "desenhos quadridimensionais", como quer Calder. As máquinas e motores construídos por Tinguely (por exemplo, Homenagem a Nova York: obra de arte que se autoconstrói e se autodestrói, 1960), assim como as esculturas cibernéticas de Nicholas Schöffer (1912) - a primeira data de 1956 - representam outros exemplos de trabalhos que implicam movimento real.
Cinetismo
Definição
O termo cinético está etimologicamente ligado à idéia de movimento. Na tradição artística, é possível localizá-lo, por exemplo, no Manifesto Realista de Antoine Pevsner (1886-1962) e Naum Gabo (1890-1977), em escritos de László Moholy-Nagy (1895-1946) e nas páginas da revista de arte argentina Madí (1946), ainda que saibamos ser a preocupação com o movimento nas artes visuais muito mais antiga, remontando, no limite, aos animais representados nas paredes de Lascaux. Se isso é verdade, o termo é efetivamente incorporado ao vocabulário artístico em 1955, por ocasião da exposição Le Mouvement [O Movimento], na galeria parisiense Denise René, com obras de artistas de diferentes gerações: Marcel Duchamp (1887-1968), Alexander Calder (1898-1976), Vasarely (1908), Jesus Raphael Soto (1923) Yaacov Agam (1928), Jean Tinguely (1925), Pol Bury (1922), entre outros. A especificidade da arte cinética, dizem os estudiosos, é que nela o movimento constitui o princípio de estruturação. O cinetismo rompe assim com a condição estática da pintura, apresentando a obra como um objeto móvel, que não apenas traduz ou representa o movimento, mas está em movimento. É o caso dos famosos móbiles de Calder, cujo movimento independe da posição e do olhar do observador. Construídos com peças de metal pintadas, suspensas por fios de arame, os móbiles movem-se ao sabor da aragem mais suave, produzindo efeitos mutáveis em função da luz. Ao observador cabe contemplar o movimento inscrito nas obras, "desenhos quadridimensionais", como quer Calder. As máquinas e motores construídos por Tinguely (por exemplo, Homenagem a Nova York: obra de arte que se autoconstrói e se autodestrói, 1960), assim como as esculturas cibernéticas de Nicholas Schöffer (1912) - a primeira data de 1956 - representam outros exemplos de trabalhos que implicam movimento real.
Quadrinhos .
As histórias em quadrinhos começaram no Brasil no século XIX, adotando um estilo satírico conhecido como cartuns, charges ou caricaturas e que depois se estabeleceria com as populares tiras. A publicação de revistas próprias de histórias em quadrinhos no Brasil começou no início do século XX. Mas, apesar do país contar com grandes artistas durante a história, a influência estrangeira sempre foi muito grande nessa área, com o mercado editoral dominado pelas publicações de quadrinhos americanos, europeus e japoneses. Atualmente, o estilo comics dos super-heróis americanos é o predominante, mas vem perdendo espaço para uma expansão muito rápida dos quadrinhos japoneses (conhecidos como Mangá). Artistas brasileiros têm trabalhado com ambos os estilos. No caso dos comics alguns já conquistaram fama internacional (como Roger Cruz que desenhou X-Men e Mike Deodato que desenhou Thor, Mulher Maravilha e outros).
Onomatopéia!
Significa imitar um som com um fonema ou palavra. Ruídos, gritos, canto de animais, sons da natureza, barulho de máquinas, o timbre da voz humana fazem parte do universo das onomatopéias.
exemplos:
Aaai! – grito de dor
Ah! – grito de surpresa, dor, medo, pavor ou descoberta
Ah! Ah! Ah! – risada ou gargalhada
Ahhh! – Aaah!, alívio
Ahn! – choro Arf! – animal arfando, ofegante
Argh! – nojo
Atchim ou ahchoo! – espirro
Aaai! – grito de dor
Ah! – grito de surpresa, dor, medo, pavor ou descoberta
Ah! Ah! Ah! – risada ou gargalhada
Ahhh! – Aaah!, alívio
Ahn! – choro Arf! – animal arfando, ofegante
Argh! – nojo
Atchim ou ahchoo! – espirro
Grafite . ზ
Grafite ou grafito é o nome dado às inscrições feitas em paredes, desde o Império Romano. Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade.Por muito tempo visto como um assunto irrelevante ou mera contravenção, atualmente o grafite já é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais, mais especificamente, da street art ou arte urbana - em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade. Entretanto ainda há quem não concorde, equiparando o valor artístico do grafite ao da pichação, que é bem mais controverso. Sendo que a remoção do grafite é bem mais fácil do que o piche.
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Qui Set 14, 2017 8:06 pm por Rafaella Melo - 33
» Barbara Silva
Sex Set 08, 2017 5:06 pm por barbarasilvabndr
» Durval Fernandes neto
Qui Ago 24, 2017 6:21 pm por Dudurvalfernandesneto
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Sex Ago 04, 2017 10:09 pm por GabriellySabino 11
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Sex Ago 04, 2017 10:03 pm por MATINS 20 BIB
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Sex Ago 04, 2017 9:56 pm por manubianc
» ATIVIDADE CARLOS 06 2ºE NOITE
Sex Ago 04, 2017 9:50 pm por frostnelk