Últimos assuntos
Procurar
Estatísticas
Temos 2247 usuários registradosO último membro registrado é Larinevi
Os nossos membros postaram um total de 15341 mensagens em 2543 assuntos
'Logo',tipo,marca...,logo: Logotipo e logomarca!?!
Página 1 de 1
'Logo',tipo,marca...,logo: Logotipo e logomarca!?! :: Comentários
... se logo significa o mesmo que
marca, “logomarca” é um pleonasmo
(“significado do significado”, isto faz sentido?). É como dizer “subir
para cima”. Essa palavra usa-se apenas no Brasil. No restante do mundo
não há similar. Embora esteja escrito em nosso dicionário, comprovando
a existência desta palavra, ela é uma palavra que pela sua etimologia
está incorreta.No entanto, você ainda sente dúvidas sobre quando deve usar “logomarca”? Eis um gráfico para ajudá-lo:
marca, “logomarca” é um pleonasmo
(“significado do significado”, isto faz sentido?). É como dizer “subir
para cima”. Essa palavra usa-se apenas no Brasil. No restante do mundo
não há similar. Embora esteja escrito em nosso dicionário, comprovando
a existência desta palavra, ela é uma palavra que pela sua etimologia
está incorreta.No entanto, você ainda sente dúvidas sobre quando deve usar “logomarca”? Eis um gráfico para ajudá-lo:
Pesquisa Original - Link
Use logo, use logotipo ou use até marca. Mas parem de usar logomarca. É uma invenção brasileira sem sentido algum.
Quando usar logo, logotipo ou logomarca?
71
Em 25 de maio de 2010, escrito por Canha
Use logo, use logotipo ou use até marca. Mas parem de usar logomarca. É uma invenção brasileira sem sentido algum.
Quando usar logo, logotipo ou logomarca?
71
Em 25 de maio de 2010, escrito por Canha
Continuando a pesquisa:
Logotipo, ou logótipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca,
algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica
da mesma. A expressão costuma ser confundida com o termo logomarca, que é considerado por alguns designers e estudiosos do design gráfico um neologismo impreciso e incorreto[1]. É importante lembrar que o termo logomarca é considerado correto pelos estudiosos de letras e consta do dicionário aurélio, dentre outros dicionários[carece de fontes?].
Logotipo é uma assinatura institucional, a representação gráfica da
marca. Por isso ela deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas
para a empresa. Como toda a assinatura, o logotipo precisa seguir um
padrão visual que a torna reconhecida onde quer que ela seja estampada.
Usar corretamente o logotipo é uma das ações obrigatórias para o reforço da imagem e da personalidade da empresa.
A marca Sony ao grafar a sua marca, utiliza apenas a forma particular como o nome da marca é representado graficamente - o logotipo, prescindindo da utilização de qualquer outro elemento gráfico adicional (símbolo) para compor a marca. Ao contrário da Sony, a Wikipédia, utiliza simultaneamente um símbolo e um logotipo para grafar a sua marca.
Logotipo, ou logótipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca,
algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica
da mesma. A expressão costuma ser confundida com o termo logomarca, que é considerado por alguns designers e estudiosos do design gráfico um neologismo impreciso e incorreto[1]. É importante lembrar que o termo logomarca é considerado correto pelos estudiosos de letras e consta do dicionário aurélio, dentre outros dicionários[carece de fontes?].
Logotipo é uma assinatura institucional, a representação gráfica da
marca. Por isso ela deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas
para a empresa. Como toda a assinatura, o logotipo precisa seguir um
padrão visual que a torna reconhecida onde quer que ela seja estampada.
Usar corretamente o logotipo é uma das ações obrigatórias para o reforço da imagem e da personalidade da empresa.
A marca Sony ao grafar a sua marca, utiliza apenas a forma particular como o nome da marca é representado graficamente - o logotipo, prescindindo da utilização de qualquer outro elemento gráfico adicional (símbolo) para compor a marca. Ao contrário da Sony, a Wikipédia, utiliza simultaneamente um símbolo e um logotipo para grafar a sua marca.
O símbolo e o logotipo são formas de grafar a marca, de torná-la visualmente tangível. É comum as pessoas se referirem ao símbolo como marca. Diz-se freqüentemente: a marca da Coca-Cola ou da Fiat, quando, na verdade, a intenção é a referência ao logotipo da Coca-Cola ou da Fiat. Da mesma maneira, símbolos também são chamados de marcas e também é comum se ouvir referência à marca da Volkswagen ou da Mercedes-Benz, quando a designação correta seria símbolo (...). Logos em grego quer dizer conhecimento, e também palavra. Typos quer dizer padrão e também grafia. Portanto, grafia-da-palavra ou palavra-padrão. |
Termo logomarca
O termo logomarca, um neologismo usado de forma empírica e genérica para designar logotipo, símbolo ou marca,
foi popularizado no Brasil sem que haja consenso nem precisão absoluta
ao que ele se refere, se apenas ao símbolo, ao logotipo ou ao sinal
misto (combinação de ambos). Apesar de aparecer em dicionários, o termo
no entanto é visto como inadequado por diversos designers por, segundo eles, não possuir a necessária precisão.[1]
Em seu livro O Efeito Multiplicador do Design, a designer Ana Luísa Escorel discute o termo logomarca. Ela lembra que a palavra logos, vem do grego significando conhecimento e também palavra. E, embora a etimologia coloque como correlato mais apurado de logos em português os termos estudo ou lógica,
a designer afirma que logomarca significa “palavra-marca” o que, na
opinião dela, não faz sentido. Ela defende ainda que os brasileiros
deveriam adotar os termos utilizados no resto do mundo. Essa atitude,
no entanto, parece não ser difundida entre muitos designers e não
profissionais da área, que usam o termo 'logomarca' por seu caráter
mais abrangente.
Curioso que áreas tão afeitas à moda e à terminologia usada internacionalmente para tudo o que diz respeito aos assuntos do setor, como a publicidade, o marketing e mesmo o design gráfico, desprezem as designações corretas, presentes nos artigos publicados pelas revistas especializadas do primeiro mundo. Nelas as palavras logotype, logo ou symbol pontuam cada página, para lembrar apenas os países de língua inglesa. | — Ana Luísa Escorel - em O Efeito Multiplicador do Design - Editora Senac, pág. 56) |
Pesquisa: 'Link 3'
Mar 26, 2008
Logomarca, Logotipo… afinal o que é isso?
Bom
pessoal, hoje eu li um texto bem interessante no que diz respeito ao
conceito dessas palavras: Logomarca e Logotipo. O que está certo e o
que está errado? Será que entendemos bem quando alguém nos procura para
desenvolver “uma logotipo?”
Logomarca como neologismo
Neologismo é a criação de um nome novo para alguma coisa, ou um novo
significado para um nome velho. Para que a “logomarca” seja um
neologismo, temos que admitir que é um termo novo ou que é um termo
antigo que está sendo tomado por um novo significado. Sim, admito que
“logomarca” é um termo novo, mas isso não significa que seja correto
empregá-lo como sinônimo de logotipo. Qualquer palavra pode ser um
termo novo para algum objeto, desde que o povo a utilize para este
mesmo objeto ou sentido. Mas isso não significa que esteja correto. A
menos que seja uma forma conotativa da palavra, o que não é o caso da
logomarca, desde que este termo é utilizado para um único tipo de
objeto e significado. Então, não podemos aceitar o termo logomarca
simplesmente por ser um neologismo.
Sentido etimológico do termo
O termo logomarca é formado pela união de “Logo” e “Marca”.
Logo, vem do grego Lógos. Significa palavra, uma narração ou
pronunciamento, verbo, conceito, idéia. Mas não palavra como esta é
falada ou escrita, mas o significado dela, ou seja o conceito. Reforço
ainda o conceito de Logos dizendo que o termo “palavra” puro e simples
no grego é Lexi.
Marca, vem do germânico Marka. Quando traduzimos do germânico, ou
mesmo do português ou inglês para o latim temos o termo Signum, que
traduz-se claramente para significado. E mesmo no português, e no uso
moderno da palavra marca significa tudo aquilo que uma empresa
representa. Sendo assim, logomarca é um termo redundante: significado
do significado. Assim vemos porque não podemos utilizar este termo para
falar sobre um Logotipo.
Logotipo, um possível padrão
Nunca vi absolutamente ninguém dizer que este termo está errado. Mas
mesmo assim, vamos analisá-lo para ter certeza disso. Esta palavra é
formada pela união dos termos “Logo” e “Tipo”. “Logo”, como já foi
explicado, significa o conceito, idéia ou significado de uma palavra.
Tipo, do grego týpos. Em inglês traduzimos para type, que para o
português significa tipo, gênero; figura; sinal, símbolo; modelo,
amostra, maquete. É aí que mora o perigo: é muito mais difícil estudar
qualquer assunto em português do que em inglês porque temos muitos
significados para uma mesma palavra. Tipo neste caso significa um sinal
ou símbolo, uma figura, um desenho. Exemplo: as vogais como “a”, são
tipos (símbolos gráficos) dos sons que emitimos.
Para este mesmo termo, temos ainda dois outros correspondentes em
grego. Se você procurar um bom léxico inglês-grego, e procurar o termo
logotype (tudo junto, não um depois o outro) você vai ver que symplegma
e logotypos têm o mesmo significado já explicado acima. Aliás,
poderíamos mesmo adotar como um neologismo o termo “symplegma”. Imagina
só o seu diretor de arte dizendo: “hum, esta symplegma não está como o
cliente pediu”!
Sendo assim logotipo é: o símbolo visível de um
conceito. Este termo é perfeito para o que ele significa pois é
justamente o que fazemos. Temos uma empresa cliente que nos dá um
conceito (logo) a trabalhar, e nós somos incumbidos a fazer um símbolo
gráfico (tipo) para este conceito. Este tipo pode ser somente um
desenho, sem nenhuma letra para se ler, ou somente as letras do nome da
empresa mas desenhadas de forma que mostrem o conceito. Ou pode ser um
desenho e o nome da empresa, juntos, mostrando o símbolo gráfico de um
conceito ou logotipo.
Leia o texto na íntegra acessando o site designgráfico.
Logo,logotipo e logomarca - link pesquisa parte 3
Mar 26, 2008
Logomarca, Logotipo… afinal o que é isso?
Bom
pessoal, hoje eu li um texto bem interessante no que diz respeito ao
conceito dessas palavras: Logomarca e Logotipo. O que está certo e o
que está errado? Será que entendemos bem quando alguém nos procura para
desenvolver “uma logotipo?”
Logomarca como neologismo
Neologismo é a criação de um nome novo para alguma coisa, ou um novo
significado para um nome velho. Para que a “logomarca” seja um
neologismo, temos que admitir que é um termo novo ou que é um termo
antigo que está sendo tomado por um novo significado. Sim, admito que
“logomarca” é um termo novo, mas isso não significa que seja correto
empregá-lo como sinônimo de logotipo. Qualquer palavra pode ser um
termo novo para algum objeto, desde que o povo a utilize para este
mesmo objeto ou sentido. Mas isso não significa que esteja correto. A
menos que seja uma forma conotativa da palavra, o que não é o caso da
logomarca, desde que este termo é utilizado para um único tipo de
objeto e significado. Então, não podemos aceitar o termo logomarca
simplesmente por ser um neologismo.
Sentido etimológico do termo
O termo logomarca é formado pela união de “Logo” e “Marca”.
Logo, vem do grego Lógos. Significa palavra, uma narração ou
pronunciamento, verbo, conceito, idéia. Mas não palavra como esta é
falada ou escrita, mas o significado dela, ou seja o conceito. Reforço
ainda o conceito de Logos dizendo que o termo “palavra” puro e simples
no grego é Lexi.
Marca, vem do germânico Marka. Quando traduzimos do germânico, ou
mesmo do português ou inglês para o latim temos o termo Signum, que
traduz-se claramente para significado. E mesmo no português, e no uso
moderno da palavra marca significa tudo aquilo que uma empresa
representa. Sendo assim, logomarca é um termo redundante: significado
do significado. Assim vemos porque não podemos utilizar este termo para
falar sobre um Logotipo.
Logotipo, um possível padrão
Nunca vi absolutamente ninguém dizer que este termo está errado. Mas
mesmo assim, vamos analisá-lo para ter certeza disso. Esta palavra é
formada pela união dos termos “Logo” e “Tipo”. “Logo”, como já foi
explicado, significa o conceito, idéia ou significado de uma palavra.
Tipo, do grego týpos. Em inglês traduzimos para type, que para o
português significa tipo, gênero; figura; sinal, símbolo; modelo,
amostra, maquete. É aí que mora o perigo: é muito mais difícil estudar
qualquer assunto em português do que em inglês porque temos muitos
significados para uma mesma palavra. Tipo neste caso significa um sinal
ou símbolo, uma figura, um desenho. Exemplo: as vogais como “a”, são
tipos (símbolos gráficos) dos sons que emitimos.
Para este mesmo termo, temos ainda dois outros correspondentes em
grego. Se você procurar um bom léxico inglês-grego, e procurar o termo
logotype (tudo junto, não um depois o outro) você vai ver que symplegma
e logotypos têm o mesmo significado já explicado acima. Aliás,
poderíamos mesmo adotar como um neologismo o termo “symplegma”. Imagina
só o seu diretor de arte dizendo: “hum, esta symplegma não está como o
cliente pediu”!
Sendo assim logotipo é: o símbolo visível de um
conceito. Este termo é perfeito para o que ele significa pois é
justamente o que fazemos. Temos uma empresa cliente que nos dá um
conceito (logo) a trabalhar, e nós somos incumbidos a fazer um símbolo
gráfico (tipo) para este conceito. Este tipo pode ser somente um
desenho, sem nenhuma letra para se ler, ou somente as letras do nome da
empresa mas desenhadas de forma que mostrem o conceito. Ou pode ser um
desenho e o nome da empresa, juntos, mostrando o símbolo gráfico de um
conceito ou logotipo.
Leia o texto na íntegra acessando o site designgráfico.
Logo,logotipo e logomarca - link pesquisa parte 3
Com o acesso a 3 sites nesta pesquisa, a visão sobre o tema pesquisado e discutido logicamente ficou bem mais ampla, o que não se deve fazer é ter como regra final a resposta de uma única pesquisa, talvez nem de 3, mas a soma de várias informações leva a abertura do ângulo de percepção e vários pontos de vista ao mesmo tempo podem ser visualizados assim e sintetizados no repertório intelectual do pesquisador, ou de quem procura o sentido e a resposta certa para todas as coisas. (...)
Tópicos semelhantes
» TIPOS LOGO TIPO
» DEFINIÇÃO DE LOGO TIPO
» Kyelson L. Balthazar
» Atividades do Henrique 2° FASE
» atividade da lohainy
» DEFINIÇÃO DE LOGO TIPO
» Kyelson L. Balthazar
» Atividades do Henrique 2° FASE
» atividade da lohainy
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Qui Set 14, 2017 8:06 pm por Rafaella Melo - 33
» Barbara Silva
Sex Set 08, 2017 5:06 pm por barbarasilvabndr
» Durval Fernandes neto
Qui Ago 24, 2017 6:21 pm por Dudurvalfernandesneto
» Danilo - atividades
Sex Ago 04, 2017 10:10 pm por dansilva
» Atividades- Gabrielly
Sex Ago 04, 2017 10:09 pm por GabriellySabino 11
» Guilherme Huilian N 16 Noturno 2-E
Sex Ago 04, 2017 10:06 pm por guilherme96
» Leonardo - atividades
Sex Ago 04, 2017 10:03 pm por MATINS 20 BIB
» Atividades da Manu
Sex Ago 04, 2017 9:56 pm por manubianc
» ATIVIDADE CARLOS 06 2ºE NOITE
Sex Ago 04, 2017 9:50 pm por frostnelk