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Mensagem por mengarda_14_3ºE Dom Mar 06, 2011 5:52 pm

impressionismo:

fernanda _ art'n Pint.+monet,+impressionismo

o impressionismo surgiu com a pintura europeia no século XIX. O nome do movimento é derivado da obra Impressão, nascer do sol (1872), de Claude Monet,um dos maiores pintores que já usou o impressionismo.
os pintores nao mais se preocupavam com tematicas nobres ou retratos fieis a realidade, mas vedr o quadro como obra em si mesma.A luz e o movimento utilizando pinceladas soltas tornam-se o principal elemento da pintura, sendo que geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variações de cores da natureza. O Impressionismo possui a característica de quebrar os laços com o passado e diversas obras de Manet são inspiradas na tradição. Suas obras no entanto serviram de inspiração para os novos pintores.

O impressionismo no Brasil:
No início do século XX, Eliseu Visconti foi sem dúvida o artista que melhor representou os postulados impressionistas no Brasil. Sobre o impressionismo de Visconti, diz Flávio de Aquino: "Visconti é, para nós, o precursor da arte dos nossos dias, o nosso mais legítimo representante de uma das mais importantes etapas da pintura contemporânea: o impressionismo. Trouxe-o da França ainda quente das discussões, vivo; transformou-o, ante o motivo brasileiro, perante a cor e a atmosfera luminosa do nosso País".
Principais pintores impressionistas brasileiros: Eliseu Visconti, Almeida Júnior, Timótheo da Costa, Henrique Cavaleiro e Vicente do Rego Monteiro.


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Mensagem por mengarda_14_3ºE Dom Mar 06, 2011 6:47 pm

arte digital:
fernanda _ art'n Arte-digital-1

Arte digital ou arte de computador é aquela produzida em ambiente gráfico computacional.
conhecido (só para os intimos) como CG. (computaçao grafica)

afro


Última edição por mengarda_14_3ºE em Qui Abr 21, 2011 10:21 pm, editado 4 vez(es)
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Mensagem por mengarda_14_3ºE Dom Mar 06, 2011 6:54 pm

pos-impressionismo:


fernanda _ art'n O-que-e-pos-impressionismo27-j

oi a expressao artistica para definir a pintura e a escultura no final do impressionismo, por volta de 1885, marcando tbm o inicio do cubismo, no inicio do seculo XX. A maior parte de seus artistas se iniciou impressionista depois partindo para diversas tendencias distintas. Chamavam-se genericamente pós-impressionistas os artistas que não mais representavam fielmente os preceitos originais do impressionismo, ainda que não tenham se afastado muito dele ou estejam agrupados formalmente em novos grupos. Sentindo-se limitados e insatisfeitos pelo estilo impressionista, alguns jovens artistas queriam ir mais além, ultrapassar a Revolução de Manet. Aí se encontra a gênese do novo movimento, que não buscava destrir os valores do grande mestre, e sim aprimorá-los. Insurge-se contra o impressionismo devido à sua superficialidade ilusionista da análise à realidade.
Movimentos impressionistas como o Pontilhismo ou o Divisionismo nunca são chamados pós-impressionistas mas sim de neo-impressionistas.]]


VAN GOGH:
considerado o pioneiro do impressionismo, sua vida foi marcada por fracassos.Ele falhou em todos os aspectos importantes para o seu mundo, em sua época. Foi incapaz de constituir família, custear a própria subsistência ou até mesmo manter contactos sociais. Aos 37 anos, sucumbiu a uma doença mental, suicidando-se.Mesmo assim no meu ponto de vista, foi um dos melhores artistas impressionistas de sua epoca, o que me faz pensar se nao foi o fato de sua tristeza ter sido tao grande , a ponto de conseguir mostra-la ao mundo atraves de sua arte.







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Mensagem por mengarda_14_3ºE Dom Mar 06, 2011 7:01 pm

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Mensagem por mengarda_14_3ºE Dom Mar 06, 2011 7:12 pm

neo-impressionismo:
fernanda _ art'n Georges_Seurat_043

Após 1886, quase nenhum autor pintava sob os efeitos do impressionismo, exceptuando Monet. O Neo-impressionismo, o divisionismo, foi criado por Seurat e consistiu na evolução do impressionismo no sentido do rigor, utilizando a cor de uma forma sistematizada. A cor era intuitiva, a técnica utilizada consistia numa mistura óptica designada por pontilhismo, no qual justapunha pequenas manchas de cor pura – pontos – que se deveriam misturar com certa distância na visão do observador. As dimensões dessas manchas coloridas dependiam do tamanho do quadro e baseava-se na lei das complementares. O mais importante nas obras eram as leis universais e eternas da harmonia – o ritmo, a simetria e o contraste. Os temas são os da vida citadina, das paisagens marítimas e das diversões, tratados em grandes telas, e executados no atelier a partir de estudos realizados ao ar livre. Os pintores mais consagrados desta época foram: Georges Seurat, Paul Signac e Pissarro.

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Mensagem por mengarda_14_3ºE Dom Mar 06, 2011 7:19 pm

expressionismo:
fernanda _ art'n Pint.++Edvard+Munch,+O+grito,+expressionismo

foi um movimento artistico de vanguarda que começou na alemanha no começo do sec. XX. A obra de arte é reflexo direto do mundo interior do artista expressionista.O Expressionismo distingue-se do Realismo por não estar interessado na idealização da realidade, mas na sua apreensão pelo sujeito. Guarda, porém, com o movimento realista, semelhanças, como uma certa visão anti-"Romantismo" do mundo.O expressionismo não foi um movimento homogêneo, mas de uma grande diversidade estilística: houve um expressionismo modernista (Munch), fauvista (Rouault), cubista e futurista (Die Brücke), surrealista (Klee), abstrato (Kandinsky), etc. Embora o seu maior centro de difusão fosse na Alemanha, também foi percebido em outros artistas europeus (Modigliani, Chagall, Soutine, Permeke) e americanos (Orozco, Rivera, Siqueiros, Portinari). Na Alemanha organizou-se nomeadamente em torno de dois grupos: Die Brücke (fundado em 1905), e Der Blaue Reiter (fundado em 1911), embora houvesse artistas não adestritos a nenhum grupo. Depois da Primeira Guerra Mundial apareceu a chamada Nova Objetividade que, se bem que surgiu como recusa do individualismo expressionista defendendo um caráter mais social da arte, a sua distorção formal e o seu colorido intenso tornam-nos herdeiros diretos da primeira geração expressionista.
Em uma acepção mais ampla, a palavra “expressionismo” refere-se a qualquer manifestação subjetiva e psicológica da criação humana.

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Mensagem por mengarda_14_3ºE Dom Mar 06, 2011 7:23 pm

munch:
Edvard Munch frequentou a Escola de Artes e Ofícios de Oslo, vindo a ser influenciado por Courbet e Manet. No campo das ideias, o pensamento de Henrik Ibsen e bjornson marcou o seu percurso inicial. A arte era considerada como uma arma destinada a lutar contra a sociedade. Os temas sociais estão assim presentes em O Dia Seguinte e Puberdade de 1886.Em 1896, em Paris, interessa-se pela gravura, fazendo inovações nesta técnica. Os trabalhos deste período revelam uma segurança notável. Em 1914 inicia a execução do projecto para a decoração da Universidade de Oslo, usando uma linguagem simples, com motivos da tradição popular.
Munch retratava as mulheres ora como sofredoras frágeis e inocentes (ver Puberdade e Amor e Dor), ora como causa de grande anseio, ciúme e desespero (ver Separação, Ciúmes e Cinzas). As últimas obras pretendem ser um resumo das preocupações da sua existência: Entre o Relógio e a Cama, Auto-Retrato de 1940. Toda a obra está impregnada pelas suas obsessões: a morte, a solidão, a melancolia, o terror das forças da natureza.

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Mensagem por mengarda_14_3ºE Qua Abr 13, 2011 8:02 pm

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Mensagem por mengarda_14_3ºE Qua Abr 13, 2011 8:18 pm

voce consegue acreditar que TUDO que esta acima é comestivel??
pois se vc respondceu nao, vc esta MUITO ERRADO.
os doces que vc ve acima fizeram parte da copa do mundo de confeitaria deste ano. Ela é realizada em Lyon, França, geralmente entre janeiro e fevereiro, que consiste em: Cada equipe é formada por um chefe de delegação, sempre um importante chef confeiteiro do país representado, e de 3 profissionais - um chocolateiro, um confeiteiro e um sorveteiro - entre os quais se designa um chefe de equipe. O concurso acontece em duas baterias: 8 equipes no primeiro dia de competição, 7 equipes no segundo.
As equipes concorrentes têm 9 horas (o concurso começa às 6h00 e se extende até as 17h30hs, incluindo aí o tempo das apresentações) para ali, aos olhos do público, preparar uma sobremesa a base de chocolate, outra a base de sorvete de frutas que deve ser montada sobre uma escultura de gelo, e uma bandeja com doces típicos do país que representa. Os trabalhos são apresentados sobre um buffet e avaliados nos seguintes critérios: elaboração, degustação e apresentação geral.
O corpo de jurados é formado pelos mais importantes representantes da confeitaria de cada país competidor, e escolherá as 3 melhores equipes e também concederá prêmios especiais nas seguintes categorias: chocolate, açúcar, escultura em gelo, espírito de equipe e promoção. Há ainda um prêmio concedido por um júri formado pela imprensa especializada

agora pare um pouco e pense: Será que confeitaria é realmente fácil como todos pensam que é??????

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Mensagem por mengarda_14_3ºE Qua Abr 13, 2011 9:33 pm

fernanda _ art'n 11_MHG_cult_momix1


Momix é uma companhia de dança dos Estados Unidos da América, criada em 1981 e até hoje em atividade. Além da dança, ela mescla técnicas circenses e desenhos de luzes, criando uma atmosfera surrealista atrelada ao corpo humano. Seu fundador, diretor artístico e coreógrafo é Moses Pendleton, um dos mais renomados profissionais estadunidenses.
É composta por bailarinos, acrobatas e ilusionistas de vanguarda, que utilizam luz, sombra, cenários, acessórios e bom humor nas suas apresentações.


affraid
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Mensagem por mengarda_14_3ºE Qua Abr 13, 2011 9:36 pm

fernanda _ art'n Globo_Lavagem_Cerebral_01

Em A Indústria Cultural – O Iluminismo como Mistificação de Massas , Theodor W. Adorno e Max Horkheimer mostram que a indústria cultural que se formou com o capitalismo está descaracterizando o valor de arte e a função da cultura. Para eles, a estandartização das técnicas de produção estagnou o conhecimento histórico e instalou o valor de mercado. As pessoas se sujeitam a determinadas imposições para pertencerem a uma sociedade que se julga superior e tem caráter elitista; desesperado, o cidadão comum torna-se presa fácil para os líderes. No caos cultural, palácios e sedes decorativas representam a pura racionalidade sem função e sentido dos grandes cartéis internacionais; perto desses monumentos, as casas populares que utilizamos parecem favelas. O culto ao aço parece não ser motivo de grandes preocupações.A indústria cultural manipula a vida do cidadão comum. Tenta assemelhar os fatos de um filme aos da vida, como se um fosse continuação do outro. A atividade mental do espectador é vetada, assim como a sua capacidade interpretativa e de reação às mensagens enviadas. A cultura orgânica que se observava no período pré-capitalista acaba. O tipo de indústria que predomina hoje revela-se como a própria meta do liberalismo que censurava a falta de estilo.

Question
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Mensagem por mengarda_14_3ºE Qua Abr 13, 2011 9:42 pm

fernanda _ art'n Futurismo-6

O futurismo é um movimento artístico e literário, que surgiu oficialmente em 20 de fevereiro de 1909 com a publicação do Manifesto Futurista, pelo poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro. Os adeptos do movimento rejeitavam o moralismo e o passado, e suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX. Os primeiros futuristas europeus também exaltavam a guerra e a violência. O Futurismo desenvolveu-se em todas as artes e influenciou diversos artistas que depois fundaram outros movimentos modernistas.


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Mensagem por mengarda_14_3ºE Qua Abr 13, 2011 9:43 pm

fernanda _ art'n Images?q=tbn:ANd9GcQvq6epv9TAKrdCopYuNpohklf_nJKe6JdPtPyktk3UxoGtSkxlfQ

op art (ou Arte pop) é um movimento artístico surgido na década de 1950 no Reino Unido e nos Estados Unidos. Nas décadas de 60 e 70 ocorre o ápice do pop art. Lawrence Alloway foi o criador e um do principal participante
O pop art propunha que se admitisse a crise da arte que assolava o século XX e pretendia demonstrar com suas obras a massificação da cultura popular capitalista. Procurava a estética das massas, tentando achar a definição do que seria a cultura pop, aproximando-se do que costuma chamar de kitsch.

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Mensagem por mengarda_14_3ºE Qua Abr 13, 2011 9:44 pm

KISTCH

Kitsch é um termo de origem alemã (verkitschen) que é usado para categorizar objetos de valor estético distorcidos e/ou exagerados, que são considerados inferiores à sua cópia existente. São freqüentemente associados à predileção do gosto mediano e pela pretensão de, fazendo uso de estereótipos e chavões que não são autênticos, tomar para si valores de uma tradição cultural privilegiada.

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Mensagem por mengarda_14_3ºE Qua Abr 13, 2011 9:46 pm

OP-ART

fernanda _ art'n Art-ex2

A Op Art (é uma abreviação inglesa para "Arte Óptica") nasceu e se desenvolveu simultaneamente nos Estados Unidos e na Europa, em meados da década de sessenta. O termo foi empregado pela primeira vez na revista Times no ano de 1965 e designa uma derivação do expressionismo abstrato. A Op Art, com suas pinturas voluptuosas, brincam com nossas percepções ópticas. As cores são usadas para a criação de efeitos visuais como sobreposição, movimento e interação entre o fundo e o foco principal. Os tons vibrantes, círculos concêntricos e formas que parecem pulsar são as características mais marcantes deste estilo artístico. Por ser pouco difundida e estar imersa em um grande caldeirão de influências, que vão desde o surrealismo à arte moderna, a Op Art não é considerada um movimento genuíno dentro das artes visuais, sendo reconhecida mais como uma vertente de outras linhas artísticas, como por exemplo a Kinetik Art (Arte Cinética). O limite entre a Kinetic Art e a Op Art é bastante tênue, o que gera confusão entre estes estilos. A diferença básica entre ambos é que na Kinetic Art, os processos ópticos são baseados na percepção do movimento real ou aparente da obra, que pode ser plana, bi ou tridimensional, enquanto que, na Op Art, há apenas movimentos virtuais, utilizando-se objetos planos e formas geométricas. Os padrões mais rígidos fazem com que o apuro nas formas e o estudo detalhado dos fenômenos ópticos sejam os principais enfoques da Op Art. Em 1965, foi organizada a primeira exposição de Op Art. A mostra foi chamada "The Responsive Eye" (O Olho que Responde), no Museu de Arte Moderna de Nova York. Entre os principais expoentes da Op Art, estão Victor Vasarely, Richard Anuszkiewicz, Bridget Riley, Ad Reinhardt, Kenneth Noland e Larry Poons. A exposição, no entanto, não teve muito sucesso. A Op Art esteve, durante um bom tempo, renegada aos meios considerados "alternativos" nos EUA e Europa. O período posterior à exposição não foi dos melhores para a Op Art, que quase caiu no esquecimento. Em parte, esse distanciamento surgiu devido à concorrência com a Pop Art, que tomava conta de praticamente todo o cenário artístico mundial, deixando pouco espaço para as demais expressões artísticas. O advento do computador, no entanto, trouxe um novo fôlego à Op Art. As cores metálicas, as formas praticamente matemática e a organização rigorosa dos elementos têm tudo a ver com a "sociedade cibernética".

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Mensagem por mengarda_14_3ºE Qui Abr 21, 2011 10:04 pm

fernanda _ art'n Fauvismo-2


Fauvismo é o nome dado à tendência estética na pintura que buscou explorar ao máximo a expressividade das cores na representação pictórica.
O fauvismo teve origem no final do Século 19, ao contar com precursores como Paul Gauguin e Vincent Van Gogh.
O estilo destes dois artistas, que trabalharam juntos no mesmo ateliê, guardava semelhanças e foi imitado pelos chamados fauvistas principalmente no uso exacerbado das cores agressivas e a representação plana, que imprimia grande teor dramático à representação pictórica.
A tendência fauvista não só revolucionou o uso das cores na pintura moderna como foi uma das origens dos posteriores movimentos de ruptura estética nas artes plásticas.
O termo “fauvismo”, na verdade, teve origem a partir das observações corrosivas do crítico de arte Louis Vauxcelles após ter visitado uma mostra de pinturas de vários artistas, entre eles Henry Matisse. Vauxcelles utilizou a expressão “Les Fauves” ao se referir aos artistas.
O uso pejorativo da expressão, que pode significar “os animais selvagens”, prevaleceu nas críticas imediatamente posteriores.
Apesar da negação do rótulo e dos protestos pelos artistas integrados à nova tendência, que não chegaram a lançar nenhum manifesto teórico de afirmação e nomeação da sua linha estética, o termo “fauvismo” acabou permanecendo, talvez indevidamente, nos estudos da história da arte.
Tendo curto período de existência, o que caracterizaria os movimentos vanguardistas posteriores, o “fauvismo” reuniu sob a liderança de Matisse pintores como Georges Braque, Andre Derain, Georges Roualt, Kees van Dongen e Raoul Dufy.


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Mensagem por mengarda_14_3ºE Qui Abr 21, 2011 10:07 pm

dadaísmo:
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O movimento Dadá (Dada) ou Dadaísmo foi um movimento artístico da chamada vanguarda artística moderna iniciado em Zurique, em 1915 durante a Primeira Guerra Mundial, no chamado Cabaret Voltaire. Formado por um grupo de escritores, poetas e artistas plásticos, dois deles desertores do serviço militar alemão, liderados por Tristan Tzara, Hugo Ball e Hans Arp.
Embora a palavra dada em francês signifique cavalo de brinquedo, sua utilização marca o non-sense ou falta de sentido que pode ter a linguagem (como na fala de um bebê). Para reforçar esta ideia foi estabelecido o mito de que o nome foi escolhido aleatoriamente, abrindo-se uma página de um dicionário e inserindo-se um estilete sobre ela. Isso foi feito para simbolizar o caráter anti-racional do movimento, claramente contrário à Primeira Guerra Mundial e aos padrões da arte estabelecida na época. Em poucos anos o movimento alcançou, além de Zurique, as cidades de Barcelona, Berlim, Colônia, Hanôver, Nova York e Paris. Muitos de seus seguidores deram início posteriormente ao surrealismo e seus parâmetros influenciam a arte até hoje.

isso mostra a criatividade dos seres humanos
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Mensagem por mengarda_14_3ºE Qui Abr 21, 2011 10:07 pm

cubismo:
fernanda _ art'n Cubismo-16
Cubismo é um agito artístico que surgiu no século XX, nas artes plásticas, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges Braque e tendo se expandido para a literatura e a poesia pela influência de escritores como Guillaume Apollinaire, John dos Passos e Vladimir Maiakovski. O quadro "Les demoiselles d'Avignon", de Picasso, 1907 é conhecido como marco inicial do Cubismo. Nele ficam evidentes as referências a máscaras africanas, que inspiraram a fase inicial do cubismo, juntamente com a obra de Paul Cézanne.
O Cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando todas as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas.

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Mensagem por mengarda_14_3ºE Qui Abr 21, 2011 10:24 pm

pintura metafisica:
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fernanda _ art'n Bordando-Pilar+Sala

A pintura deve criar um impressão de mistério, através de associações pouco comuns de objetos totalmente imprevistos, em arcadas e arquiteturas puras, idealizadas, muitas vezes com a inclusão de estátuas, manequins, frutas, legumes, numa transfiguração toda especial, em curiosas perspectivas divergentes. A pintura metafísica explora os efeitos de luzes misteriosas, sombras sedutoras e cores ricas e profundas, de plástica despojada e escultural. Tem inspiração na Metafísica, ciência que estuda tudo quanto se manifesta de maneira sobrenatural.

Principais Artistas:

GIORGIO DE CHIRICO (1888-1978), pintor italiano, nascido na Grécia, principal
representante da "pintura metafísica", Giorgio De Chirico constitui um caso singular: poucas vezes um artista alcançou tão rapidamente a fama para em seguida renegar o estilo que o celebrizara e cair em um esquecimento quase absoluto.
As suas obras retratam cenários arquitetônicos, solitários, irreais e enigmáticos,
onde colocava objetos heterogêneos para revelar um mundo onírico e subconsciente, perpassado de inquietações metafísicas. Também usada nas suas obras manequins, nus ou vestidos à moda clássica, enigmáticos e sem rosto, que pareciam simbolizar a estranheza do ser humano diante do seu meio ambiente.

GIORGIO MORANDI (1890-1964), pintor italiano. Notável por suas naturezas-mortas, em que buscava a unidade das coisas do universo. Conferiu imobilidade e transparência de formas, recorte intimista e atmosfera de luz cinza-clara às naturezas-mortas que pintou usando como modelos frascos, garrafas, caixas e lâmpadas velhas.
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Mensagem por Vincent Van Gogh Qui Abr 28, 2011 7:57 am

cheers

Em frente,

já chegou

Art'n África..início de uma nova fase!
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Mensagem por mengarda_14_3ºE Dom Jun 26, 2011 11:07 pm

http://www.arteafricana.usp.br/

fernanda _ art'n 06

mostrando a criatividade dos africanos ate em pequenas coisas como pentes,

a arte está em todos os lugares.

fernanda _ art'n 07

podemos perceber que a arte de suas mandalas tbm está presente nos tecidos.

afro
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Mensagem por mengarda_14_3ºE Dom Jun 26, 2011 11:08 pm

fernanda _ art'n 388px-African_culturefernanda _ art'n 450px-Edo_ivory_mask_18472fernanda _ art'n 800px-Buzios_antiq_somb_corfernanda _ art'n 450px-Makonde_elephant

Exclamation
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Mensagem por mengarda_14_3ºE Dom Jun 26, 2011 11:10 pm

O professor apresentou a proposta do mural e do painel artistico em sala, dividindo a turma em 5 grupos. Agora com um tópico no fórum para cada grupo comentar e postar fotos sobre o trabalho.

* eric lincoln nº13
*fernanda mengarda nº 14
*georgia nº16
*isabel nº 20

Sleep
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Mensagem por mengarda_14_3ºE Dom Jun 26, 2011 11:12 pm

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